PROVOCAR SEU/SUA EX-NAMORAD@ NÃO O TRARÁ DE VOLTA

melancia na cabeça

__________________________

O título do texto já é autoexplicativo e se refere a um erro muito comum que as pessoas cometem quando findam um relacionamento. Muitas pessoas se sentem tentados a provocar o seu ex quando acaba um relacionamento. Veremos agora o que há por trás de uma atitude como estas:

  1. Quem provoca necessita de atenção. Quando um indivíduo faz uma provocação ao seu ex-cônjuge ele procura simplesmente um meio de aparecer, de estar em evidência.
  2. Quem provoca está no fundo do poço. Quando um indivíduo busca chamar a atenção do outro por meio da provocação é porque ele está tão desequilibrado psicologicamente, ele não consegue enxergar um meio equilibrado, sereno de falar ao outro o que sente, o que quer, então opta pelo meio mais irracional.
  3. Quem provoca quer levar o outro a submissão. Quando um indivíduo provoca o outro ele tem a louca ideia de que a situação que ele causou vai afetar o outro a ponto de ele pensar que perdeu de vez o seu amor e que precisa recuperá-lo; Tem a ideia de que o outro provocado irá se submeter a ele em detrimento da provocação.
  4. Quem provoca é imaturo. É óbvio que a provocação, enquanto tentativa de submeter o outro, enquanto reflexo de desequilíbrio sentimental, enquanto reflexo da necessidade de atenção não é uma atitude de um indivíduo maduro. É típico de uma pessoa madura permanecer equilibrado, dialogar, procurar centrar o pensamento em si e no melhor meio de reatar o namoro ou seguir a sua vida normalmente.
  5. Quem provoca não está feliz, como aparenta. Geralmente o indivíduo que provoca busca passar a imagem de que está tudo bem com ele, que ele está feliz, que a vida sem a outra pessoa não faz diferença, que tudo está as mil maravilhas. Mas, na realidade o sujeito se encontra em uma situação exatamente oposta a esta que ele faz questão de passar para o outro. Como já foi dito, provocar é sinal de desequilíbrio, e este desequilíbrio é produto da falta, da tristeza, da necessidade do outro.
  6. Quem provoca não ama, é obsecado. Amor é um sentimento equilibrado, quem ama busca o bem do outro, quem ama não submete o outro, não torna o outro inferior. Deste modo, não é amor que o sujeito que provoca sente, mas sim uma obsessão, um sentimento doentio de posse.

 

MAS AS PROVOCAÇÕES ÀS VEZES FUNCIONAM

 

De fato, pode ser que as provocações resultem em uma volta. No entanto, é importante ter em vista a seguinte questão: Haverá qualidade neste relacionamento? Ele será perpassado por sentimentos sadios?

Fica esta questão em aberto. Opinem!

_________________________

~:::~

(Anderson Yankee)

16 respostas em “PROVOCAR SEU/SUA EX-NAMORAD@ NÃO O TRARÁ DE VOLTA

  1. Meu ex terminou cmg. Passado 2 semanas surgiram um monte de fotos dele em balada todo sorridente. Será uma provocação? Ele nunca fez isso antes. A verdade é q já se passaram quase dois meses desde q ele terminou

    • Com certeza foi uma provocação. Ninguém se recupera de um fim de relacionamento em 2 semanas. Esse ato mostra o desequilíbrio dele e a necessidade de mostrar que está bem, quando na verdade está mal. Isso funciona também como um meio de te desestabilizar, fazer com que você sofra ou vá atrás dele, enfim.

  2. Muito bom seus textos Anderson, grande trabalho muito inspirador.
    Tento varias vezes pensar logicamente estes assuntos, como você disse em um de seus comentários a filosofia é linda. Não a nada mais interessante do que tentar entender como nós seres humanos funcionamos e pensamos.
    Não Pare com este trabalho, se possível mantenha contato.

  3. Meu ex largou de mim por uma briga bem feia que tivemos! No decorrer da semana “voltamos a ficar” sem que ninguém soubesse, e dois dias depois ele largou novamente, e no mesmo dia ficou com uma menina bem mais velha que eu e está com ela até hoje, isso faz quase 2 meses! Semana passada ele me viu e me desbloqueou do Whats, sinto que ele sempre quer postar coisas que deem a entender que ele está mega feliz, e isso acaba me afetando, mesmo eu sabendo que não é bem por aí. Ele pode realmente estar a fim dela ou em grande parte seria uma provocação? Deixando claro que ele sempre me queria atrás quando brigávamos e dessa vez eu não fui e estou curtindo minha vida.

    • A situação é bem clara, “M”. Veja bem, de imediato ninguém corta os laços com quem teve um relacionamento e já sai gostando de outra pessoa.
      1º – Ele não desapegou de você. Mas não se anime com isso.
      2º – Ele ficou com outra, mas não gosta dela. Como eu disse, ninguém começa a gostar de outra pessoa logo após um relacionamento. Ele pode:
      a) Estar usando ela para te fazer ciúmes ou se sentir o “garanhão”.
      b) Estar usando ela para se sentir bem momentaneamente e não encarar a falta que você faz.
      OBS: Se ele estiver realmente gostando dela, é prq ele já estava com ela há algum tempo e , neste caso, você era a outra.
      – Por isso disse para você não se animar.
      3º – Sim, ele ainda sente algo por você, mas não é algo que dê para se aproveitar em um relacionamento saudável. Veja:
      Como você disse, ele posta coisas para mostrar que está super feliz. Ele não está. Isso é uma ilusão que ele cria. Ele tem muito mais necessidade de lhe mostrar algo do que curtir a vida dele. Ele não sai, fica com outras por que isso faz bem a ele, mas sim por que lhe atinge; prq te faz mal. E ele sabe que lhe faz mal.
      4º – Ele, por tudo isso, mostra-se imaturo. Essas não são atitudes de um homem, mas sim de um menino. Não se envolva, pois vai te trazer muito mais preocupação, sofrimento e outras coisas negativas do que bem estar. Acredite, você esta bem melhor sozinha. Quem sabe no futuro ele mude.
      5º – Ele te desbloqueou por que ainda tem necessidade de ver você no pé dele. Ele quer isso. Por favor, não seja babaca ao ponto de ir atrás desse cara.

      RESUMO DA HISTÒRIA:
      Ele te largou e deixou mal (não possui um sentimento concreto por você)
      Voltou e te fez mal de novo (gostou de ver você mal e quer repetir a dose)
      Te provocou ficando com outra (provou que é um babaca e que fazer mal a você é algo que ele aprecia – Já ficou meio psicopata)
      Na cabeça dele você não tinha autoestima para seguir em frente; Ele esperava você correr atrás pra ele se sentir o maioral
      Você não correu atrás dele, mostrou que é forte – Isso deixou ele mal. Ele queria você atrás dele. (Ele quer se sentir bem às custas do seu sofrimento)
      Ele te desbloqueou para reatar o contato. (Nessa parte ele cede um pouco, provavelmente vai dar uma de bonzinho para você se encantar… Mas o resultado vai ser o de sempre: ELE VAI TE MAGOAR OUTRA VEZ!)
      __________
      CONSELHO DE OURO:
      – Sia a sua vida sem esse cara. Você não precisa passar por essas coisas. Mas também não ache que todos os caras são assim. Tenha calma e você vai encontrar um cara legal que dê o valor que você merece!
      __________
      Abraço. Anderson Yankee.

      • Obrigada por me responder Anderson!! Ele não estava com ela, pois no dia que largou de mim, mentiu pra ir a um lugar e foi lá que conheceu ela, e no mesmo dia a noite foi numa balada e lá ficou com ela! Ela é uma pessoa que me provoca, até esbarrar em mim ela já fez! E acho muito imaturo da parte dele ter uma atitude dessa comigo e pior ainda, continuar fazendo! Ele sempre demonstrou através de atitudes que me amava, me respeitava, era o tipo de pessoa que fazia de tudo por mim, e de repente, tem uma mudança dessa de comportamento. Até fotos em redes sociais os dois já postaram junto!

      • Pois bem, “M”.
        A provocação só existe com um sentido: CHAMAR ATENÇÃO!
        Quem busca chamar atenção, de certo, é por que tem alguma ligação emocional pela outra pessoa ou alguma necessidade com relação a ela.
        Em suma, deixando os pressupostos de lado, qualquer provocação que parte da parte dele ou dela vem com o sentido de te atingir de alguma forma. Como eu disse na outra resposta, certamente ele ainda quer você “no pé” dele e, para que isso aconteça ele busca te provocar, tentando te motivar desta maneira a ir atrás dele.
        REPITO: Longe de um cara desse você não está perdendo nada.
        E MAIS: Ele não está feliz com esta situação, ele só vai se sentir bem enquanto ver você mal, submissa a ele, dependente dele. NÃO SEJA TOLA DE FAZER ISSO.
        __________
        A dica que eu dou a você agora é ler outro texto deste mesmo blog. Eu não tenho o link agora, mas você pesquisa: COMO ESQUECER A PESSOA QUE AINDA AMO. Vai te fazer bem. Qualquer dúvida, pode comentar!
        Força, abraço.
        Anderson Yankee

  4. Meu ex namorado terminou comigo, corri muito atrás e sempre fui tratada friamente, ele havia me bloqueado no whats, até que decidi não correr atrás mais, e definitivamente parei, depois de uma semana ele me chama no Facebook só que eu não tinha visto no dia, e só vi no dia seguinte e qdo fui tentar responder havia me bloqueado, porém não usei nenhum outro recurso pra tentar ir atrás nem nada, fiquei na minha, se passou mais uma semana, ele me desbloqueou do whats, do face, entrou novamente no grupo que ele havia saído na qual eu estou tbm, e eu não falei nada e nem fui atrás, ele posta coisa de apaixonado, de feliz da vida. Somos da mesma igreja, então nós vemos tds fds, estou bem mais vaidosa, me arrumando mais, e na minha igreja tem uma menina que ele teve um caso com ela porém não quis a namorar, e eu tenho ciúmes dela, e o que eu mais tinha medo era terminar e ele ir de papo com ela, porém dito e feito ele faz questão de mostrar pra mim que está falando com ela, na igreja eu permaneço firnebe finjo que nada me abala, eu vejo os dois continuo no mesmo lugar onde estou e sempre sorrindo, e quanto mais eu mostro que não ligo mais ele me provoca, e agora aonde eu estou ele faz questão de aparecer para se exibir. Ele faz td isso porque? Porque não corri mais atrás? (Meu término é recente, tem 1 mes)

    • OLÁ MA, PRIMEIRAMENTE VOCÊ MERECE UM PRÊMIO. MANTENHA-SE INABALADA!
      Ma, quando terminamos um relacionamento precisamos de tempo para nos restabelecer e começar um novo relacionamento. Formamos muitas ligações neurais em um relacionamento e leva tempo para nos desfazermos dela e ficarmos livres da outra pessoa. Se você sai de um relacionamento e entra imediatamente em outro, eu aposto todas as minhas fichas QUE NÃO HAVERÁ QUALIDADE NESTE RELACIONAMENTO.
      O fim de um relacionamento é algo traumático e leva tempo para superar. O trauma convive com você diariamente. Agora imagine você se envolver com outra pessoa e esse trauma te beliscando o dia todo. NÃO DÁ, NÃO É POSSÍVEL TER PAZ. E sabe para quem isto sobra? Para a pessoa com quem o traumatizado se envolveu. Ela não receberá carinha e nem amor genuínos, só farsa. Ele ainda pensa em você, as coisas do dia a dia ainda lembra você… Ou seja, ele não tem paz por que você ainda faz parte da vida dele. Enquanto ele não se livrar de você, ele não terá um relacionamento saudável e a outra pessoa que está com ele, está enganada, iludida.
      ___
      Isso quer dizer que ele ainda gosta de você e fez isso para te provocar? SIM!
      Mas sabe o que isso diz também? Que ele é uma pessoa de baixo caráter, mal resolvido e imaturo (crianção). Se ele fosse um HOMEM, saberia que gosta de você e não precisa lhe provocar para ficar com você, não precisa te fazer mal algum para estar com você. Se ele gosta de você, só precisa chegar até você e dizer, expressar seus sentimentos. Esse é o típico cara sem maturidade para ter uma mulher que goste dele de verdade. Ele tem o EGO muito grande para chegar e ser sincero com você a ponto de precisar te fazer ciúmes, quem sabe até fazer você chorar para te ter nos pés dele. Isso é doentio.
      ___
      Abraço Ma. Qualquer coisa, estou a disposição.

  5. Boa tarde, Anderson Yankee!!
    Eu namorei por 09 meses ele sempre em todos os momentos me passava confiança de que me amava, a gente fazia planos juntos. Porém a gente brigava muito mais sempre ele e eu por gostar um do outro e querer estar juntos a gente voltava. Enfim a gente teve mais uma discussão e acabou terminando, depois disso eu fui atrás corri implorei pra nós dois voltarmos mais nada. até que parei de correr atrás. agora ele esta com outra menina é esta fazendo as coisas que eu falava para ele da gente fazer juntos. sinto que ele está me provocando e estou morrendo de raiva dele. o que você acha?
    Obrigada

    • Bom, L, pode e não pode ser uma provocação.
      1º, As pessoas seguem suas vidas quando superam o fim de um relacionamento, aí elas concretizam os planos que tinham com outras pessoas, ou deixam os antigos planos para lá e vão em busca de outras realizações.
      Ele pode sim estar ainda ligado a você e está realizando os planos que fazia com você com outra pessoa, somente para lhe mostrar que você não era suficientemente boa ou que era complicada demais para realizar aquelas coisas. Esse pode ser um caso.
      Mas ele pode também ter superado o fim do relacionamento de vocês e está realmente feliz com o novo relacionamento, realizando as coisas que ele tinha planejado com alguém que está do lado dele para dar apoio e ajudar nesses planos. Este é outro caso.
      ___
      Seja qual for o caso, você não deve dar a mínima para isso. Percebeu que ele está seguindo, realizando os planos dele, crescendo? Não importa, por que vocês não tem mais nada e ele ainda está com outra pessoa.
      E você, como está nessa história? Melhor, como está a sua história? Você está seguindo? Está realizando os seus planos? Está crescendo?
      Percebeu qual é o ponto? Não ligue para o que ele faz ou os motivos dele, ligue para você; para os seus planos e objetivos!
      Não pare no tempo vendo a história dos outros ser escrita, escreva a sua. E escreva bem bonita, bem alegre, bem colorida.
      ___
      Abraço, L. Qualquer coisa, estou a disposição.

  6. Olá, terminei com minha ex, infelizmente ainda sentia algo, passado um tempo deixei de responder a ela e quando respondia eu a tratava sempre sendo gentil e educado, num certo momento estávamos conversando sobre coisas da vida e do cotidiano, então de repente ela me manda fotos de um suposto atual dizendo que está a mil maravilhas, eu ao ver aquilo senti um certo baque, mas coisa passageira. Tomei a decisão de não me rebaixar e então incentivei e desejei todas felicidades, neste momento ela mudou de assunto do nada. Dias depois me mandou mensagem novamente, e no decorrer da conversa me manda foto do suposto atual o elogiando, então decidi colocar um basta e repeti tudo o que eu já tinha dito anteriormente desejando felicidades e incentivando, deixando claro que se ela está feliz e bem com a pessoa isso já não me importa mais, pois eu também conheci pessoas novas e não disse nada a ela justamente porque acho que não preciso disso, então decidi me afastar porque não preciso gerar ciumes em alguém pra tentar desestabilizar. Acha que eu fiz bem?

    • Ricardo, você merece um troféu! Você tomou a atitude correta. Ela queria, claramente te desestabilizar, mas você soube reagir bem.
      Não ceda e continue firme, investindo em você. Parabéns.
      Qualquer dúvida, estou a disposição.
      Abraço.

  7. Minha ex de mais de 2 anos, após menos de um mês do rompimento veio me dizer que sonhou com a minha futura nova namorada. E ainda teve a coragem de perguntar se a nossa amizade é propícia a esse tipo de comentário. Isso foi uma provocação, né? O que ela quis dizer com isso?

    • Zé, há pessoas que sentem necessidade de autoflagelação (causar dor a si próprio como forma de punição ou por sentirem prazer nisso) e outras só querem nos testar. Creio que o caso dela seja o segundo, ou seja, ela quer te testar para ver a sua reação sobre o que ela coloca:
      SONHEI COM A SUA FUTURA NAMORADA!
      1. O sonho é algo que geralmente ligamos a um desejo que temos. Então ela quer saber se você tem um certo desejo.
      2. O sonho envolve sua futura namorada. Ela quer saber se você almeja ter outra pessoa.
      3. Ela pressupõe você seguir com outra pessoa. Ela também quer saber se você é capaz de lidar com a ideia de seguir sem ela.
      ___
      É uma provocação para ver a sua reação quando confrontado com certas situações.
      ___
      Ela aparentemente gosta de você. Só parece um pouco imatura.
      Não sei o motivo do rompimento de vocês. Mas se não foi algo grave, pode ser que ainda dê para render essa relação.
      ___
      Qualquer dúvida, estou a disposição.
      Abraço.

Deixe uma resposta

