A CUMPLICIDADE – INSTRUMENTO DE MUDANÇA DA REALIDADE

parceria

~::::~

A cumplicidade geralmente é pensada como algo bom, pois se refere a uma atitude de cordialidade entre pessoas, onde uma abraça a causa da outra e atua ativamente no alcance de algum objetivo, que pode ser comum às duas pessoas ou pertencente a somente uma delas. No entanto, esse “bicho podre” que é o ser humano – hostil e ruim por natureza – se utiliza da cumplicidade também para perpetuar elementos prejudiciais a uma boa sociedade, como a corrupção, o crime e valores ruins.
A cumplicidade deveria estar presente nas atitudes dos cidadãos que vivem a reclamar da sua realidade; do descaso que é o tratamento que o Estado tem para com as pessoas nos seus diversos âmbitos (saúde, educação, segurança, lazer). Quem sabe assim, se uns abraçassem a causa dos outros tendo em vista melhorar a sa realidade, poderia haver alguma mudança.
A cumplicidade deveria estar presente nas atitudes dos que se julgam bons e consideram a corrupção, a exploração, a mentira e outras “virtudes humanas” os maiores exemplos de um “espírito podre”. Quem sabe assim, não haveria tanto falatório e poucas atitudes, tanto movimento que só acaba e inércia.
A cumplicidade deveria estar presente nas atitudes daqueles que reclamam que a Terra está mais quente, que não aguentam mais as catástrofes ambientais, que o mundo está se acabando. Quem sabe assim, se estas pessoas abraçassem a causa daqueles que lutam por um planeta melhor os efeitos das agressões ao nosso planeta poderiam ser minimizados, freados.
A cumplicidade poderia estar presente nas atitudes daqueles que vivem resmungando que os bons valores foram perdidos, que ninguém tem mais respeito por ninguém, que o ser gumano não vale mais nada. Quem sabe assim, cada um poderia olhar para si próprio e refletir sobre as suas próprias atitudes tendo em vista tornar as relações sociais mais agradáveis; preservar e retomar bons valores, tornar o respeito, a tolerância e a amizade seus hábitos, atitudes automáticas, assimiladas naturalmente.
A cumplicidade poderia estar presente nas atitudes dos indivíduos que consideram a fome, a miséria, a violência, o desemprego, as desigualdades sociais, entre outros problemas estruturais deste “sistema de cão”, problemas que devem ser extintos, pois não há como tornar o humano menos humano dentro deste contexto. Quem sabe assim poderemos ser a “imagem e semelhança de Deus”.

A cumplicidade deveria ser a marca da humanidade. E ela até é presente na vida dos seres humanos, ela até faz parte das atitudes das pessoas. Porém, muitos usam a cumplicidade na contramão do bem.
Vejo muitos cúmplices da mentira, da corrupção, do crime, do roubo, da impunidade, da destruição, da intolerância, da discriminação, do ódio…
A cumplicidade pode ser revolucionária, pode mudar a realidade tanto para melhor quanto para pior. Depende do seu uso.

____________________________

~X~

(Anderson Yankee)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s