REDAÇÃO ENEM 2013: “EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA NO BRASIL”.

Para surpresa de muuuita gente mesmo, este foi o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Segue abaixo a minha redação deste ano; Como de costume posto aqui as minhas redações. Espero que nesse ano eu consiga superar os 900 de todo ano.

_________________________________

enem-2009-simulado

Efeitos da implementação da Lei Seca no Brasil.

A lei seca foi implantada no Brasil como uma forma de, muito mais que coagir os indivíduos que se sujeitam a dirigir sob o efeito de bebidas alcoólicas, conscientizá-los sobre os riscos desta atitude. Números mostram que ela trouxe bons resultados, principalmente para a área de saúde do nosso país devido a queda na quantidade dos acidentes registrados com automóveis.
Certamente, os bons resultados advindos da efetivação da lei seca devem ser comemorados. Pois, com menos acidentes acontecendo haverão mais hospitais com mais possibilidades de atender outros casos que ficariam em uma fila de espera. Com isto, é possível também melhorar a qualidade no atendimento.
No entanto, ainda há quem insista em se submeter aos riscos da embriague ao volante, tornando as estradas pouco seguras, inclusive para quem é consciente e dirige sóbrio. Em detrimento disto, torna-se necessário a ação constante da polícia nas estradas, no intuito de evitar que acidentes venham a ser causados por pessoas dirigindo embriagadas.
Porém, não é suficiente a coerção policial nas estradas, é preciso também conscientizar as pessoas de de que elas não devem dirigir embriagadas. Por sua vez, esta conscientização deve começar de cedo, com os futuros motoristas para se criar uma cultura de respeito à lei seca; e não somente de coerção. A escola e as mídias sociais de modo geral podem executar um papel fundamental neste processo.
Já no caso dos jovens e adultos, é necessário que os meios de conscientização estejam presentes, principalmente nos lugares onde são vendidas bebidas alcoólicas, bem como bares, boates, shows, restaurantes. É importante que estes meios de conscientização sejam de caráter atrativo e/ou sensibilizador para que chamem a atenção e façam sentido para
Estas ações visam, acima de tudo, maximizar os efeitos positivos que a lei seca gera. Assim se torna possível proporcionar mais comodidade e segurança para a população, assim como preservar o direito mais essencial que todos possuem, que é justamente o direito à vida.

_______________________

~:::~

(Anderson Yankee)

6 respostas em “REDAÇÃO ENEM 2013: “EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA NO BRASIL”.

    • Oh amiguinho, aperfeiçoei a redação para colocar aqui no post né… Haviam partes que não vieram no rascunho, então tive que reproduzir a ideia com outras palavras. dã dã dã ultrapassou… dã dã dã… A original ficou com o número limite de linhas, só faltaram alguns centímetros da última linha. Dã dã dã… sua letra foi minúscula… dã dã dã… Letra extremamente legível… Se um cego pegar a redação pra ler é capaz de ele voltar a enxergar e conseguir ler a redação.🙂
      Fala sério, situe-se no caso antes de vir com arbitrariedades… dã dã dã…

  1. Lamentável ter havido a criação de uma lei para que indivíduos imprudentes não possam dirigir com determinado índice de álcool no sangue. Isso pode-se dar pela falta de conscientização e pela alienação que a mídia causa, fazendo com que ingestão de bebida alcoólica seja vista como status. Lembrando que muitos desses irresponsáveis visam somente o individualismo, onde consequentemente, pessoas inocentes são atingidas. Além disso, essa lei não trata somente de “tirar dinheiro”, como alguns dizem, mas trata-se de poupar vidas, as quais estão em jogo por causa destes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s