O QUE SÃO MENDIGOS DE LIKES? POR QUAL MOTIVO MENDIGAM CURTIDAS?

images (1)

____________________________

Quem nunca se deparou com um mendigo de likes? Os mendigos de likes são figurinhas carimbadas no dia a dia nas redes sociais. Basicamente estes são pessoas que fazem de tudo para conseguir curtidas nas suas postagem nas redes sociais. Dentro do grupo dos mendigos de likes podemos destacar que alguns buscam suas curtidas de maneira moderada e outros fazem isso desesperadamente. Certo, você certamente já deve ter se deparada com uma pessoa deste tipo por aí nas redes sociais. Mas alguém já se perguntou por que estas pessoas fazem isto? O que há de peculiar nos mendigos de likes? Vejamos.
Para entendermos o por que dos mendigos de likes mendigarem tanto os likes, devemos primeiro entender o que significa para eles os likes, que sentido uma curtida em uma postagem tem para eles. Imagine que você está na escola e o seu professor te solicita um trabalho, você o faz e ele elogia o seu trabalho, ao ver isto um de seus colegas te parabeniza, ao chegar em casa os seus pais vêem uma boa nota e ficam felizes por você e enchem a sua bola, o seu primo invejoso demonstra inveja. Em todos os casos citados as pessoas reconheceram o bom trabalho que foi feito, desde o professor que elogiou ao primo que ficou com inveja, estas reações são formas de dizer “Isso que você fez tem valor, é legal, eu gostei, parabéns”. Bem, para um mendigo de likes, um like dado por alguém é uma forma de reconhecer algo que o tal mendigo fez como “bom”, ele recebe aquele like como uma forma de reconhecimento, este é o primeiro ponto.
Uma observação que devemos fazer é que as redes sociais são componentes da vida virtual das pessoas. Isto é, nós que utilizamos redes sociais temos a nossa vida real, que é composta pela nossa interação real e direta com as coisas, pessoas, com o mundo em si, e temos a nossa vida virtual, que é composta pela nossa interação virtual com as pessoas, em um mundo fictício, onde nós não habitamos com a nossa estrutura física em si, mas sim com uma estrutura de dados. Para simplificar, a nossa vida real é a vida que vivemos com as pessoas no dia a dia as vendo, tocando-as, falando cara a cara, sentindo cheiro, entre outras coisas que podemos fazer com um contato direto com a pessoa em si. Por outro lado, a vida virtual é aquela que vivemos por intermédio do computador com internet, programas, aplicativos, jogos, etc..
Feita a observação, é importante agora verificarmos uma coisa. Quando eu disse que um like que o mendigo de likes recebe equivale a uma atitude de reconhecimento, eu quero dizer basicamente que um like equivale a uma forma virtual de reconhecimento, diferentemente da atitude de reconhecimento em si, bem como as que foram recebidas pela pessoa do exemplo que eu dei acima (exemplo do trabalho escolar).
Dadas estas considerações, podemos imaginar que se uma pessoa se esforça tanto ou dá tanto valor a uma coisa tão simplória chamada “like/curtida”, que por sua vez é algo entendido pelo mendigo de likes como uma forma de reconhecimento (virtual), certamente é por que na vida real esta pessoa não está tendo lá tanto sucesso no quesito reconhecimento.
Pensando deste modo, o mendigo de likes vive uma vida de sublimação. Para ficar claro, sublimação é uma forma que as pessoas usam de satisfazer os seus desejos usando outras vias de satisfação que não seja a original. Por exemplo, você deseja fazer sexo, mas não há com quem fazer, então você se masturba – Isso realiza o seu desejo por outra via que não é a original em si. Algo parecido com este é o que faz o mendigo de likes, o que ele quer é reconhecimento na sua vida real, já que não consegue busca na vida virtual.
O mais impressionante é o que estas pessoas fazem para ganhar curtidas. Eu disse acima que há no grupo dos mendigos de likes alguns que realizam a mendigagem de uma forma mais moderada e outros que agem desesperadamente mesmo, é disso que trataremos agora.
1. OS MODERADOS – Estas pessoas eu classifico como os que “querem aparecer em determinados momentos isolados”. Com isso, estes não realizam a mendigagem sempre. Ademais, um fato que comprova isto é que quando estes saem a mendigar eles postam coisas com um tema específico que te relação com algum fato da vida deles, e geralmente é um problema (isto parece óbvio, pois dificilmente as pessoas buscam reconhecimento ou chamam a atenção dos outros quando estão bem). Então, o caso é este: são pessoa que querem chamar atenção (neste caso a atenção expressa melhor o que eles querem) por estarem passando por alguma adversidade, e será o like e os comentários que o farão se sentir melhor. O like, neste caso, equivale a uma palavra de “estou vendo o que você está passando”, “estou atento ao seu caso”, “entendo isso que você está vivendo”. Isto não deixa de ser um pedido de reconhecimento, ou até mesmo algo como pena. O importante é que isto é um apelo por curtidas, moderado por não ocorrer sempre, mas sim esporadicamente.
2. OS SEMI DESESPERADOS – Estas pessoas são postadoras compulsivas, não param de postar coisas para as pessoas receberem no seu feed de notícias. Este tipo de mendigos postam tudo o que ver, em alguns casos marcam as pessoas para iniciar uma interação, além disso, postam coisas com a consciência de que as pessoas gostam, justamente para que elas curtam. As curtidas são um tesouro para estas pessoas, é algo que não sai da cabeça delas ter mais e mais curtidas. O método mais comum que estas pessoas usam é o da bajulação. Mas, apesar de tudo, estas pessoas ainda têm seu pingo, mesmo que mínimo – de “noção”, que é o que as diferencia do mendigos de likes desesperados.
3. OS DESESPERADOS (DEPRESSIVOS OU SEM NOÇÃO) – Este é o pior tipo de mendigos de likes, são os mais sem noção de todos. Podemos dizer que os menos reconhecidos nas suas vidas, os mais fracassados, sem amigos, isolados, excluídos, sem carinhos dos pais e outros familiares. É assim que eu imagino uma pessoa dessa para ter atitudes como PEDIR ÀS PESSOAS PARA CURTIREM SEUS STATUS, FOTOS, VÍDEOS E O RAIO QUE O PARTA, vitimizar-se nas redes sociais, aparecerem em situações constrangedoras, babacas e ridículas para chamarem atenção. Estas pessoas, além de não terem noção do que fazem não têm nenhuma preocupação com a sua própria imagem, com a sua integridade. Aí eu me pergunto, a vida está tão ruim assim para a coisa mais importante para uma pessoa ser uma curtida?
4. MENDIGOS PROFISSIONAIS – Chamei aqui de mendigos profissionais somente para fazer relação com o tema principal, mas na verdade, este grupo que tratarei agora é o das pessoas que vivem de curtidas/likes, e falo em viver no sentido de se sustentar mesmo, de ganhar a a vida. Dá muito bem para entender o caso destas pessoas, que na maioria já são consideradas figuras públicas, que dependem de curtidas, compartilhamentos, comentários para ganhar o seu salário, comissão, enfim. Estas pessoas recebem para isso ou, em outros casos, estão divulgando o seu trabalho, isto justifica a sua busca por curtidas. Há várias modelos, por exemplo, que divulgam fotos suas de roupas de praia, lingerie, entre outras roupas sexy por que elas recebem para isso ou estão divulgando a sua imagem para serem contratadas; Agora imagina o caso da menina da tua escola, trabalho, faculdade que tira fotos de calcinha e sutiã, ou até mesmo sem nada disso para postar nas suas páginas. Qual o sentido disso? Ela não está sendo patrocinada para isso, ela não está divulgando seu trabalho; O que ela quer afinal? Simplesmente ela quer aparecer.
Há uma diferença simples entre um mendigo de likes e um usuário simples de uma rede social: O usuário simples posta o que lhe convém, o que ele gosta, acha interessante, útil, bonito, desagradável, ou seja, aquilo representa algo que tem algum valor para ele ou para os outros. Já um mendigo de likes se baseia em somente um coisa quando usa as redes sociais: APARECER É O QUE IMPORTA, SER RECONHECIDO É O QUE ELE QUE, CHAMAR A ATENÇÃO É O QUE ELE PRECISA.

________________________

~:::~

(Anderson Yankee)

3 respostas em “O QUE SÃO MENDIGOS DE LIKES? POR QUAL MOTIVO MENDIGAM CURTIDAS?

  1. Explicacão ruim. Encheu muita lingüiça, e falou nada com nada. Você disse no seu modo de ver, e não deu uma explicação clara e eficiente. Eu diria que está mais ou menos seu post. De 1à10 minha nota é 6.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s