COMO AS PESSOAS REAGEM QUANDO ENCONTRAM UM EX POR ACASO

tumblr_lzx5o8tjuj1r2hog7o1_500

~:::~

COMO AS PESSOAS REAGEM QUANDO SE SURPREENDEM AO ENCONTRAR SEU EX EM UM LUGAR QUALQUER

       Uma situação um tanto complicada é quando você dá de frente com uma ex namorada, ou ex namorado em algum lugar qualquer. Nesse momento de surpresa, o que fazer? Como reagir? O que dizer? Oque não dizer? Essa não é uma questão simples nem de ser respondida, pois isso varia muito de caso para caso, de pessoa para pessoa, etc.. Observe os diferentes casos abaixo e as demais considerações para perceber que não há uma resposta conclusiva a respeito de como é a maneira correta de agir nesta situação, ademais também chegaremos a conclusão de que não há uma maneira universal de agir, que tudo é muito relativo.
_______________

O MODO COMO O RELACIONAMENTO TERMINOU INFLUENCIA NA AÇÃO

Caso 1. Quando há ressentimentos provindos do fim da relação.
Nesse caso o indivíduo pode passar pela pessoa direto, sem falar nada, ignorar o outro, evitar contato visual, fingir que não viu, fingir que o outro não existe. No pior dos casos ele pode se exaltar, querer iniciar uma discussão, “lavar a roupa suja”, dependendo da pessoa e do contexto pode até ser que o outro esboce uma agressão, etc.. Isto por que o sentimento que podemos destacar aqui é de caráter negativo.

Caso 2. Quando não há ressentimentos após o fim da relação.
Nesse caso o indivíduo pode também ignorar a outra pessoa, mas o mais provável é que ele a cumprimente, que sorria, ou seja, que tenha um contato amigável. Nos casos mais extremos pode ser que o indivíduo tome o tempo do outro tentando iniciar uma conversação, ou até mesmo que aconteça uma declaração, uma tentativa de reconciliação, uma tentativa de beijo ou algo do tipo, etc.. Isto por que o sentimento que podemos destacar aqui é de caráter positivo.

Caso 3. Quando o relacionamento foi mal terminado.
Neste caso podemos imaginar que situações das mais variadas possam acontecer, desde situações típicas de quem tem ressentimentos até situações de quem não tem ressentimentos após o fim do relacionamento. O indivíduo pode passar pela pessoa direto, sem falar nada, ignorar o outro, evitar contato visual, fingir que não viu, fingir que o outro não existe. No pior dos casos ele pode se exaltar, querer iniciar uma discussão, “lavar a roupa suja”. O indivíduo pode também cumprimentar o outro, sorrir, ou seja, ter um contato amigável. Nos casos mais extremos pode ser que o indivíduo tome o tempo do outro tentando iniciar uma conversação, ou até mesmo que aconteça uma declaração, uma tentativa de reconciliação, uma tentativa de beijo ou algo do tipo.
______________
A questão aqui é bem simples, a depender do que a pessoa sente no momento do encontro ela pode apresentar um determinado comportamento, tomar uma determinada atitude. O fim do relacionamento, ou melhor, o modo como o relacionamento terminou influencia muito a maneira como a pessoa irá reagir.
Bem como vimos acima, se o relacionamento terminou de uma maneira negativa o indivíduo que se surpreende ao se deparar com seu ex pode agir de uma maneira que varia da indiferença – no caso normal – à uma agressão – no caso mais extremo. Isso não é algo absoluto, simplesmente expressa o que podemos chamar de uma probabilidade maior de acontecer, já que a relação terminou de uma maneira negativa. Da mesma maneira, se o relacionamento termina de uma maneira amigável é bem provável que o contato perpassado pela surpresa seja de caráter amigável, positivo. É mister chamar atenção também para o fato de que isso não acontece de maneira absoluta, há apenas uma maior probabilidade de isso acontecer, em detrimento de que a relação terminou de uma maneira amigável.
______________

O MODO DE AGIR VARIA DE PESSOA PARA PESSOA

       Mas não é quanto a maneira que o relacionamento terminou que as atitudes dos indivíduos variam, ela também variam de pessoa para pessoa. Isto é, dependendo da pessoa em questão a atitude pode ser uma ou outra. E sabendo que, dependendo da personalidade da pessoa é mais provável que ela opte por uma atitude específica, desconsiderando outras possibilidades de ação que não são adequadas ao seu modo de agir como um todo, vejamos algumas possíveis ações de alguns tipos de pessoas (tendo em vista os traços marcantes da sua personalidade);

TÍMIDO/INTROVERTIDO/CALMO – Dificilmente tomará uma atitude mais extravagante, mais exagerada ou que chame muito a atenção.
EXTROVERTIDO CONTIDO – Pode ou não tomar uma atitude extravagante, exacerbada, enérgica.
EXTROVERTIDO IMPULSIVO – Ou somente impulsivo; Muito provavelmente tomará uma atitude que chame a atenção do outro querendo passar a ideia de revolta ou bem-estar.
AGRESSIVO – Uma pessoa que tem como traço marcante a agressividade pode ou não tomar uma atitude agressiva, a depender do contexto.

       É de total importância saber que estes exemplos representam apenas possibilidades mais prováveis de se concretizar, de acontecer. Consideremos acima de tudo que de cada pessoa podemos esperar as mais variadas e inesperadas atitudes. Ou seja, por exemplo, não é por que uma pessoa é tímida que ela não possa surpreender com uma atitude que é mais comum de uma pessoa impulsiva.
_______________

O MODO DE AGIR VARIA DE ACORDO COM O MOMENTO DE CADA PESSOA

       Podemos esperar qualquer atitude de qualquer pessoa, pois o momento que elas estão vivendo pode levá-las a agir de uma determinada maneira. Ou seja, o contexto atual de cada pessoa pode determinar a sua maneira de agir diante de uma situação, inclusive em uma situação se surpreender ao encontrar um ex em um lugar qualquer. Neste sentido, as pessoas podem agir de acordo com a maneira que geralmente agem, determinados pelos seus traços marcantes de personalidade; Do mesmo modo, podem agir de uma maneira totalmente contrária a maneira que geralmente agem determinados pelos seus traços marcantes de personalidade.
Imaginemos por exemplo uma pessoa tímida, sem ressentimentos após o fim do relacionamento, neste caso, como foi visto acima podemos inferir que ela deva agir de maneira calma, amigável, positiva. Essa possibilidade é muito provável de acontecer. No entanto, se pensarmos esta pessoa dentro de um contexto de estresse elevado ela pode tomar uma atitude diferente das que imaginamos anteriormente. Da mesma maneira, uma pessoa impulsiva pode agir calmamente se estiver dentro de um contexto de tristeza elevada, como a tristeza da perda de um ente querido.
_______________

CONCLUSÃO

       Se quisermos imaginar como um (a) ex irá agir ao nos encontrar temos que considerar tudo o que foi citado acima;
1. O modo como o relacionamento terminou
2. A pessoa que irá agir, tendo em vista os traços marcantes da sua personalidade
3. O contexto atual que a pessoa está vivendo
É um tanto difícil prever com certeza como uma pessoa agirá quando encontrar um ex, tendo em vista tudo o que foi supracitado. No entanto, é possível que se imagine qual atitude seja mais possível de ser tomada pelo outro em detrimento do conhecimento prévio a respeito dele – adquirido com a relação – e do conhecimento de como a relação terminou. Quanto ao conhecimento a respeito do momento que a pessoa está vivendo, este nem sempre é alcançado, muitas vezes pela distância estabelecida com o fim da relação; mas se houver este conhecimento, ele deve ser considerado.
Por fim, estas considerações não servem somente para prever a ação do ouro, caso exista esta pretensão, mas serve principalmente para entender a ação do outro de maneira mais abrangente. Quando existir a dúvida a respeito da motivação do outro para agir de uma determinada maneira, podemos pensar “1. O modo como o relacionamento terminou”, “2. A pessoa que irá agir, tendo em vista os traços marcantes da sua personalidade” e “3. O contexto atual que a pessoa está vivendo” para poder entender a questão com mais propriedade.

___________________________________

~X~

(Anderson Yankee)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s