TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO PARA BAIXAR A ANSIEDADE

ansiedade

A ansiedade é algo normal de todo ser humano. Quem nunca se sentiu ansioso? Há momentos em que a ansiedade pode ser prejudicial às pessoas levando elas a fazerem besteiras, a não medir consequências, não enxergar o melhor caminho para algo, não usar a razão. Além disso a ansiedade pode até ser prejudicial a saúde das pessoas, pode até aumentar o risco de um infarto em casos mais graves. Bom, casos como fim de namoro e a falta de alguém, uma entrevista de emprego, uma prova da faculdade, um jogo, um casamento, enfim, diversos casos que vivemos no dia a dia podem ser motivos para que a nossa ansiedade se eleve.

Certa vez uma terapeuta me ensinou uma técnica de respiração que ajuda a baixar a ansiedade, veja:

1 – Coloca as mãos cruzadas sobre a barriga e fica com corpo ereto ou deitado.
2 – Respira fundo com o nariz (puxando devagar) até inflar toda a barriga.
3 – Certifique-se de que não está levantando os ombros.
4 – Solta o ar devagar pela boca.
OBS: É importante que a BARRIGA seja inflada e que os OMBROS não se movam.
5 – Fazendo isso você mentaliza uma cena calma, cores alegres, uma paisagem bonita.

* No caso da ansiedade com relação a lembrança de alguém, também exclua qualquer lembrança da mente assim que ela aparecer.
* Faça isso até se sentir melhor, mais calmo. Faça isso durante o dia também quando se sentir ansioso, quando lembrar da pessoa, quando quiser fazer algo precipitadamente.

O essencial é tornar esse tipo de respiração um hábito, pois assim o indivíduo pode estar sempre praticando baixar a sua ansiedade. Uma dica para começar a tornar este modo de respirar um hábito é praticá-lo diariamente, começando com três sessões diárias (de manhã, a tarde e a noite) de 10 repetições. Na medida do possível vá aumentando as sessões e repetições até não precisar mais parar para praticá-lo e sim incorporá-lo como forma habitual de respirar.

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~X~

(Anderson Yankee)

http://ask.fm/Andyankee

Uma resposta em “TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO PARA BAIXAR A ANSIEDADE

  1. Fobia Social: é um medo excessivo de expor-se a outras pessoas em situações sociais ou de desempenho levando o indivíduo a evitar estas situações ou enfrenta-las com intenso sofrimento. A fobia pode estar restrita a situações específicas como falar, escrever ou comer em público ou pode envolver quase todas as situações sociais. O fóbico social pode ter sintomas como rubor, palpitações, tremores nas mãos, suor excessivo, dor de barriga, gagueira e até ataques de pânico ao ser exposto a tais situações. A fobia social geralmente começa na adolescência e afeta igualmente ambos os sexos. Em casos mais graves, pode resultar em isolamento social quase completo.

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