A HISTÓRIA DE UM CONSELHO VALIOSO (A PROFESSORA E O ALUNO)

tumblr_m5oyy3V54r1rth2soo1_400

~:::~

Esta mulher com semblante de cansada sentou ao lado de um jovem, seu aluno do ensino médio. A mulher já sentou suspirando, expressando o seu cansaço, olhou de lado para o seu aluno e perguntou:
– É por causa das notas?
– Não! Respondeu o jovem dando um breve sorriso. O jovem também aparentava estar cansado, exausto, com uma expressão de quem não tinha dormido o suficiente na noite passada.
A mulher – a professora – não perguntou o motivo de o garoto estar com aquela expressão, ela simplesmente suspirou mais uma vez e disse:
– Sabe, quando eu era jovem era tão sonhadora, no ensino médio eu queria mais que tudo ter um namorado. Eu era uma menina bonita, tinha muitos pretendentes, mas eu não me interessei por quase nenhum deles. Sabe por quê? Por que não era qualquer namorado que eu queria, eu sonhava com um rapaz bonito, de caráter, inteligente, bem humorado, mas que não fosse um babaca e ao mesmo tempo fosse um cara sério… Sabe, é meio complicado, mas era esse tipo de rapaz que eu queria.
– Um dia eu conheci um rapaz que tinha praticamente tudo isso, ele era tão perfeito pra mim, eu bem dizendo não acreditava que eu tinha conhecido um rapaz como aquele. Bom, eu comecei a namorar com esse rapaz, parecia que eu estava sonhando, eu tinha ali comigo tudo o que eu esperava, tudo o que eu queria em um namorado. Passou o tempo e infelizmente esse namoro acabou, não deu certo. Eu fiquei mal, sabe… Estava perdendo um namorado ideal, mais que isso, estava indo embora alguém que tinha o que eu queria para me completar. Aquele rapaz me completava.
– Olha para mim agora, bastante tempo passou, continuo bonita não é? (O garoto que escutava atentamente de cabeça baixa esboçou um sorriso). Não responde! Mas veja bem, hoje eu olho para trás e penso: Nossa, eu era tão sonhadora, até bobinha…
– Mas por quê? Interferiu o garoto. Não acho que seja bobeira você querer namorar alguém que tenha coisas que você gosta, tipo qualidades e tal. Acho que isso é o que todo mundo deveria fazer, procurar alguém que tenha coisas boas pra oferecer. Tipo, acho que isso que vai fazer a gente ser feliz, acho que alguém só pode fazer a gente feliz se tiver coisas boas pra oferecer a gente, como o cara que a senhora queria, ele tinha coisas que a senhora sabia que ia fazer você feliz.
– Você não está errado. Sabe, vejo muito de mim quando tinha a sua idade em você agora. Bom, hoje eu não sou mais aquela adolescente, cresci, vivi muitas coisas, tive outros namorados, até encontrar o meu atual esposo. Esse homem que eu estou hoje é demais, sabe… Ele não é romântico a toda hora, ele não é nenhum intelectual, não é lindo como os atores de televisão, não é nenhum sonho de consumo (rsrsrs), mas ele é meu companheiro. E ele é o que eu quero, se existe um tipo de homem que eu quero hoje ele se encaixa perfeitamente no tipo. Sabe qual é o tipo? Companheiro, cúmplice. Isso para mim é o necessário para ser feliz dentro de um relacionamento, encontrar alguém companheiro para ficar do seu lado, te acompanhar, não para te completar, você nunca vai encontrar essa tal felicidade buscando completude em outra pessoa, primeiro você deve se sentir completo consigo mesmo, aí você encontra outra pessoa completa para vocês seguirem juntos, um ajudando o outro a ir cada vez mais longe, a crescer.
Ao finalizar a sua fala a professora, ainda com uma expressão de cansada, e disse: Bom rapaz, fim do intervalo, vamos estudar… Exercícios, teoria, blá, blá, blá. – Olha, rimou! – O garoto percebeu os olhos marejados da professora, esboçou mais uma vez um sorriso, breve sorriso e foi fazer seus exercícios.

___________________________

~X~

(Anderson Yankee)

http://ask.fm/Andyankee

Uma resposta em “A HISTÓRIA DE UM CONSELHO VALIOSO (A PROFESSORA E O ALUNO)

Deixe uma resposta

