CONHECIMENTO CIENTÍFICO, MÉTODO INDUTIVO E DEDUTIVO, E COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA

images (2)

É um saber metódico – Usa métodos científicos de análise para se estudar algum determinado objeto. Não é um saber aleatório e desorganizado como o saber do senso comum (popular). Os métodos científicos mais comuns são o método indutivo e dedutivo. Estes métodos são de caráter rigoroso e têm a intenção de comprovar alguma tese a respeito de objetos de estudo.

Método dedutivo – também chamado de método hipotético. Trata-se do método científico no qual, através da observação de um determinado objeto se formula hipóteses a respeito de um deste objeto de estudo. Estas hipóteses funcionam como previsões. Com base em experimentos é possível que se comprove ou refute tais hipóteses.

Método indutivo – é o método que estabelece regras e leis gerais com base na generalização da regra dos resultados observados que se repetem. Este método parte da observação do objeto de estudo. Observada a regularidade de determinados efeitos seguidos de determinadas causas em casos particulares se conclui que em outros casos futuros onde as mesmas causas estiverem presentes naquelas mesmas condições observadas anteriormente se seguirão aqueles mesmos determinados efeitos também observados anteriormente.

O objetivo principal da ciência, de maneira geral, é chegar o mais próximo possível da verdade das coisas. É importante destacar esta pretensão de chegar o mais próximo possível da verdade, pois à verdade em si em alguns casos até então não foi possível chegar. Efeito disso é que muitos conhecimentos produzidos pela ciência vêm passando por transformações ao longo do tempo de maneira a se aperfeiçoar e evoluir neste tempo na medida em que novas descobertas vão sendo feitas. É uma marca da ciência passar por evoluções ao longo do tempo, o avanço da tecnologia e as mudanças de concepção de mundo acompanham esta evolução da ciência.

Os conhecimentos gerados pela ciência são convertidos em teses, teorias. Estas englobam um conjunto de enunciados que foram comprovados através da experimentação. Quando uma teoria é considerada verdadeira significa que ela descreve de maneira correta como algo na realidade funciona, mas como esta concepção pode mudar com o tempo não chamamos a teoria de verdadeira, dizemos somente que ela foi corroborada (comprovada).

___________________________

~X~

(Anderson Yankee)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s