A VIDA DO FILÓSOFO ARISTÓTELES

aristoteles

Aristóteles foi mais um dos grandes filósofos da Grécia Antiga. Nasceu em Estagira, Macedônia e viveu entre 384 e 322 a. C. Ficou órfão aos 18 anos e mudou-se para Atenas, onde conheceu seu mestre no âmbito da Filosofia, foi discípulo de Platão (Arístocles) por cerca de vinte anos na escola fundada pelo próprio mestre, a Academia. Há relatos de que Aristóteles esperava ser o sucessor de Platão na direção da Academia, mas seu mestre selecionou um parente seu para ocupar este lugar, insatisfeito com a nova direção e decepcionado com a escolha do mestre ele abandonou a Academia e Atenas (em 347 a. C.), já com Platão falecido. Logo após, aos 50 anos, ele funda a sua própria escola. A esola de Platão era fixa, mas a de Aristóteles, apesar de ter uma sede em Assos era chamada de escola peripatética (que ensina passeando, ao ar livre), pois Aristóteles percorria inúmeras ilhas gregas como uma espécie de professor visitante.
Um dos acontecimentos mais significativos da vida de Aristóteles foi o fato de ele ter sido preceptor de Alexandre O Grande (em 342 a. C.) por 6 anos. Isto aconteceu a convite de seu pai, Felipe II, rei da Macedônia. Nesta época Alexandre tinha apenas 13 anos de idade e é reconhecido hoje que a educação que recebera, com ênfase na que recebeu de Aristóteles, foi essencial para que posteriormente ele “conquistasse o mundo” e recebesse o título de O grande. E Aristóteles permaneceu na corte macedônica até a subida de Alexandre ao trono. Em 337 a. C. fundou o Liceu, perto de um bosque dedicado a Apolo Lício, uma escola que ele dirigiu com grande sucesso e que, em detrimento disto chegou a superar a fama da escola fundada por Platão por um longo período.
Seus últimos anos de vida foram bastante conturbados. Com a morte de Alexandre o partido nacional retoma o poder de Atenas, os sentimentos antimacedônicos se intensificaram e ele acaba exilando-se, alguns dizem que foi na Eubéia, outros dizem que foi em Cálcis, mas enfim, meses depois Aristóteles morre.
Sua obra é, por inteiro, maravilhosa. Aristóteles aborda praticamente todos os ramos do saber em seus escritos, há obras dele no campo da lógica. física, metafísica, oologia, botânica, ética. Estão entre as suas obras: Categorias, Retórica, Poética, Ética a Nicômaco, Ética a Eudemo, Órganon (que é um conjunto de tratados da lógica), Física, Política, Metafísica; e outras menos citadas como essenciais do filósofo como: Grande Moral, Reprodução dos Animais, Movimento dos Animais, Meteorologia, As Partes dos Animais, Pesquisas Sobre os Animais, etc.

_____________________________

~X~

(Anderson Yankee)

6 respostas em “A VIDA DO FILÓSOFO ARISTÓTELES

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s