DIALÉTICA SOCRÁTICA (MÉTODO DA IRONIA E MAIÊUTICA)

MÉTODO SOCRÁTICO

DF00019

 

            A atividade filosófica de Sócrates se dava em duas etapas. A primeira era conhecida como ironia, nesta parte do processo o filósofo se expressava parecendo indicar o oposto do que pensava ou conhecia sobre algo, levando o interlocutor a apresentar a sua posição ou opiniões a respeito de uma determinada temática. Com esse recurso Sócrates levava o interlocutor a desembocar na sua própria ignorância, ou seja, a pessoa que conversava com Sócrates se percebia como quem na verdade não sabia muito ou muito pouco a respeito do objeto da discussão, que este possuía na verdade um conjunto de afirmações mal estruturadas, confusas ou vazias, contraditórias. A segunda etapa do método socrático era conhecida como maiêutica. Esta parte faz referencia a profissão da mãe de Sócrates, que era parteira; Sócrates mesmo disse que sua mãe dava luz a crianças, enquanto que ele dava luz a ideias. Maiêutica vem do grego maieutiké e é traduzido justamente como “arte do parto”. Neste caso, Sócrates era um parteiro da verdade, das ideias verdadeiras. A partir das ideias confusas apresentadas pelo interlocutor na primeira fase, Sócrates, através do diálogo, busca descobrir a verdade dos objetos de conhecimento em questão com seu interlocutor. Vale destacar que todo este processo se desenrola baseado no diálogo entre Sócrates e os interlocutores. Ademais, estes diálogos não eram desestruturados ou casuais, pelo contrário, eram puramente sistematizados e intencionais. Este método socrático de buscar a verdade através do diálogo, incluindo os processos da ironia e da maiêutica, recebe o nome de dialética. Em suma, este método visa levar o indivíduo a transcender a suas ideias imediatas acerca de determinado assunto e alcançar as ideias mais puras, mais inteligíveis, mais autênticas.

_____________________________

~X~

(Anderson Yankee)

Anúncios

9 respostas em “DIALÉTICA SOCRÁTICA (MÉTODO DA IRONIA E MAIÊUTICA)

  1. I was just searching for this information for a while. After 6 hours of continuous Googleing, finally I got it in your web site. I wonder what’s the lack of Google strategy that do not rank this kind of informative sites in top of the list. Normally the top web sites are full of garbage.

  2. I simply want to mention I am just newbie to blogs and truly savored you’re web page. Likely I’m going to bookmark your site . You really have tremendous well written articles. Bless you for sharing your web page.

  3. começaria por dizer sobre a teoria pauliana ” hoje é melhor que amanhã”

    ironia é um método muito usado frequentimente pelas pessoas sobretudo pelos estudante de filosofia.
    Objectivo da ironia é fazer acreditar aquilo que interlocutor já sabe.
    Ex. Você existe?
    Você vives ou moras?

    * maiêutica é um método usado diariamente não só pelos estudantes mas também pelas pessoas.

    Maiêutica procura refutar o oponente usando as suas questões

    Ex. Mesmo sabendo ainda pergunta, o que é a filosofia? Você e também o que é a filosofia? Depois usa de sua resposta o seu argumento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s