UM POUCO DE KARL MARX

Einrich Karl Marx nasceu, segundo fontes em Tries e segundo outras em Tréves, mas de certo sabemos que foi na Alemanha. Este filósofo alemão viveu entre 1818 e 1883. Foi descendente de família judia protestante.

Graduou-se em Direito, estudou nas universidades de Berlim e Bonn, Doutorou-se em Iena, em 1841, com uma tese sobre a filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro.

Trabalhou como jornalista e em pouco tempo se tornou redator da Reinische Zeiting (Gazeta Renana).

Sua obra teve grande impacto em seu período de vida e, inclusive, ainda influencia bastante no pensamento social e político contemporâneo. Ademais, sua obra abrange não somente o âmbito da Filosofia, mas também adentra as áreas da História, Ciência Política e Economia.

Karl Marx recebeu grande influência do Filósofo Alemão Hegel, que foi um tradicional idealista. Tempo depois Marx rompe com o pensamento hegeliano, o que foi essencial para que ele construísse a sua identidade intelectual. Além de Hegel, Adam Smith e David Ricardo também exerceram influência sobre Marx. Não podemos esquecer também de Friedrich Engels, seu grande amigo, adepto e colaborador de Marx por toda a vida. A relação com Engels era tão íntima que ás vezes é possível que se confunda o pensamento dos dois ou então que se torne difícil separar o pensamento é de cada um em alguns escritos.

Antes de ser exilado na Inglaterra passou por um grande período de militância política, esse período foi marado pela fundação da Liga dos Comunistas e pela produção de uma das suas obras mais importantes, o “Manifesto do Partido Comunista”, juntamente com Engels. Na verdade Marx nunca abandonou a militância política, mesmo no período em que pressupomos que ele estivesse ocupado escrevendo suas obras, artigos, etc.

Em 1849 exilou-se na Inglaterra, em Londres, onde passou a ganhar a vida praticamente escrevendo um grande número de artigos para jornais. Na Inglaterra ele passou o resto dos seus dias, lá também foi onde ele desenvolveu suas pesquisas e escreveu grande parte da sua obra; na biblioteca do museu britânico.

Marx acreditava que a Filosofia que queira ser verdadeiramente crítica deve funcionar como instrumento de intervenção dos indivíduos na realidade, que ela seja um instrumento de modificação da realidade.

Obras de Karl Marx: Teses sobre Feuerbach (1845), A sagrada Família (1845), A ideologia Alemã (1846), A Miséria da Filosofia (1847), Manifesto do Partido Comunista (1848), Crítica da Economia Política (1859), Crítica do Programa de Gotha (1975), O Capital (publicado em três volumes em 1867, 1885 e 1894 respectivamente.).

____________________________

~X~

(Andinho Yankee)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s