FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO (PARTE 1): OS ÍNDIOS

O povo brasileiro era composto inicialmente somente por índios, eles foram os primeiros habitantes Brasil bem antes de ele se chamar Brasil e até antes mesmo de ele ter um nome que conheçamos.

Os índios eram povos que foram caracterizados por povos posteriores, como os portugueses, como sendo de uma cultura selvagem. Os índios viviam livremente em meio à natureza pura, ou seja, eles viviam em meio a matas, dentro das florestas. Era neste meio que eles se estabeleciam e construíam as aldeias, que podemos dizer que eram uma espécie de vila indígena. Existiam inúmeras aldeias no Brasil, estas aldeias podiam ser de diferentes tribos, que são grupos de índios de uma mesma cultura (podemos assim dizer), de mesmos hábitos, costumes. Neste período existiam inúmeras tribos indígenas, como a dos Tupi, dos Jê, dos Aruaque, dos Caribe, dos Charrua, dos Xiriana, dos Caiapó, etc. A união de todas estas tribos forma a Nação Indígena, que é a organização social dos índios.

Estima-se que antes de o Brasil se tornar público para o restante do mundo com a chegada dos portugueses havia cerca de cinco milhões de índios em nosso país. Este número era subdividido, como foi supracitado, em tribos. Cada tribo se diferenciava uma da outra em diversos aspectos, como por exemplo, na forma de viver de maneira geral, n modo como construíam suas casas, na forma de governo de cada aldeia, também na prática ritualística, na língua que falavam, no modo de sepultar os mortos, nos festejos, enfim, na cultura de modo geral.

Apesar de as tribos apresentarem costumes, hábitos diferentes das outras entre si, havia aspectos que eram comuns a todas as tribos como, por exemplo, o fato de dependerem exclusivamente da natureza para a sobrevivência; Caçavam, pescavam e coletavam vegetais para a alimentação; a medicação para doenças também era extraída da natureza, assim como o material para construir as aldeias, armas, barcos. A locomoção era feita a pé ou através de barcos. E o mais importante, os índios eram livres.

Tudo isso, este conjunto de hábitos, costumes, esta cultura, este modo de viver forma a identidade indígena, era tudo isso que fazia os índios serem índios: estar em contato com a natureza, viver nas matas, utilizar-se do que as matas, assim como os rios os ofereciam, a caça, a pesca, as tradições, as crenças. Vale deixar claro que a palavra “índio” foi um termo empregado pelos europeus que quando chegaram aqui acharam que tinham chegado às Índias, então chamaram os nativos que no Brasil estava de índios, logo este termo passou a aplicar-se a todos os habitantes das Américas.

Ora, mas como os índios chegaram a este território? Sabemos que até a chegada dos portugueses as Américas eram desconhecidas, no entanto já havia gente vivendo nelas, mas como estas pessoas chegaram às Américas? Para explicar este fato existem duas hipóteses, uma mais e outra menos credível, uma mais e oura menos provável. A considerada menos provável afirma que os primeiros habitantes das Américas foram povos que vieram da Polinésia – conjunto de ilhas no oceano Pacífico – remando em pequenos barcos e acabaram chegando à América do Sul. A mais aceita, a mais credível afirma que os primeiros habitantes das Américas foram nômades que saíram da Ásia e chegaram à América do Norte atravessando o estreito de Beiring que naquele tempo estava congelado, dando condições de se chegar até o Alasca, a partir daí eles se espalharam pelas Américas. Ambas são hipóteses, pode-se dar ou não credibilidade a elas, no entanto, é inegável o fato de que o Brasil já era habitado por aproximadamente 5 milhões de pessoas antes da chegada dos portugueses.

_______________________

~X~

(Andinho Yankee)

4 respostas em “FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO (PARTE 1): OS ÍNDIOS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s