PROBLEMA TRÊS – ORGULHO IMATURO

TERCEIRO PROBLEMA A SER SOLUCIONADO NA RELAÇÃO CONJUGAL DE N6A2011/12.

________________________________________________________________

“[…] só que nós somos mais companheiros quando é necessário, e hoje eu acredito que precisamos dele até quando não se faça necessário”.

Citação 3. O problema existente nesta citação não está explicito, mas também não é difícil identifica-lo, trata-se de uma atitude comum entre casais com baixo nível de maturidade e que os cônjuges apresenta um alto grau de orgulho, que é a atitude de se distanciar do outro, após conflitos, brigas, desentendimentos de modo geral. Neste caso, isto funciona ao mesmo tempo como uma autodefesa e como um modo de “subtratar” o outro na tentativa de fazê-lo “sofrer” para que ele se submeta ao outro se desculpando, rebaixando-se, tomando a iniciativa de uma conversa, enfim. Em suma, é uma atitude egoísta perpassada pelo orgulho onde se procura fazer o outro se colocar em uma posição inferior. Obviamente esta atitude não corresponde com o que se espera de um relacionamento conjugal. É importante chamar atenção para o fato de que esta atitude provém de, como já foi dito, de um conflito, briga, desentendimentos em geral, e neste caso a atitude que condiz com o que se espera de um relacionamento é dialogar no intento de achar uma solução para o conflito, ou então findar o relacionamento.

______________________________

~X~

(Andinho Yankee)

3 respostas em “PROBLEMA TRÊS – ORGULHO IMATURO

  1. Originalmente desenvolvido para publicar as revistas científicas de Psicologia do Brasil, o PePSIC foi lançado oficialmente em 2005, sendo expandido para os demais países da América Latina no ano 2006. Atualmente, o portal publica títulos de 11 países.

  2. O caso aconteceu dentro da loja de conveniência de um posto de combustível situado na zona Leste de Teresina. Ao fazer compras no estabelecimento, o grupo (formado por um casal gay e outro de lésbicas) foi surpreendido por um vendedor, que teria pedido que os dois rapazes não se abraçassem dentro da loja. O casal de lésbicas questionou a atitude do funcionário e uma das meninas deu um beijo rápido na namorada. Então, o grupo foi informado que deveria se retirar do local e nem mesmo os produtos que já haviam passado pelo caixa puderam ser levados.

  3. Originalmente desenvolvido para publicar as revistas científicas de Psicologia do Brasil, o PePSIC foi lançado oficialmente em 2005, sendo expandido para os demais países da América Latina no ano 2006. Atualmente, o portal publica títulos de 11 países.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s