Platão – Arístocles.

Viveu entre 428 a 347 a.C. em Atenas, Grécia. Foi Matemático e Filósofo do período em que a filosofia se encontrava no auge na Grécia Antiga. Teve como mentor o mais célebre pensador da Grécia antiga, Sócrates e foi mestre de Aristóteles. Foi também o fundador a Academia Ateniense.

Uma curiosidade a respeito do seu nome é que Platão não é seu nome original, mas sim Arístocles. O nome Platão foi dado em alusão a sua forma física, de porte atlético, com ombros largos.

Platão escrevia de maneira bastante sofisticada. Seus escritos mais importantes são os diálogos Socráticos. Platão recebe crédito por trinta e cinco ou trinta e seis diálogos e treze cartas, embora alguns estudiosos desconfiem da autenticidade de algumas destas obras ou mesmo se elas têm alguma relação com o autor.

Platão é um filósofo que nunca deixou de ser estudado e pesquisado. Ainda hoje seu conteúdo intelectual é motivo de discussão entre grandes estudiosos e pensadores, por isso ele é classificado como um pensador da perene atualidade. Ao longo da história podemos ver inúmeros pensadores que foram influenciados pelas idéias platônicas. Dentre eles estão o seu próprio pupilo Aristóteles, os pensadores da corrente conhecida como Neoplatonismo (estes pensadores retomam as idéias de Platão), além de Cícero, Plutarco, Descartes, Hobbes, Leibniz, Stuart Mill, Schopenhauer, Heidegger, entre outros.

Obviamente, as idéias de Platão não surgiram do nada. Isto quer dizer que ele também recebeu influência de outros pensadores que o antecedeu, como o seu próprio mentor Sócrates, além de outros grandes pensadores do período pré-socrático como Parmênides, Heráclito, Pitágoras, Homero, entre outros.

Dos diálogos mais importantes que transcreveu de Sócrates estão “A República”, Parmênides, Teeteto, Fédro, Fédon, O Banquete, Crátilo, Sofista, Político, Críton, Eutífron, Apologia de Sócrates, Epístolas, Timeu, Crítias, Mênon, Górgias, Protágoras, etc. Não se sabe ao certo qual a função pedagógica destes diálogos, mas se sabe que eles eram usados como ferramentas de ensino nas mais diversas temáticas.

Dentro da Filosofia Platão caminhou por diversas áreas como a Ética, a Política, a Metafísica e a Teoria do Conhecimento. Além caminhar também pelo campo da Lógica, Retórica, Matemática, que se não forem considerados campos da Filosofia servem como instrumentais por fornecerem noções fundamentais para as reflexões filosóficas mais apuradas.

___________________________

~X~

(Anderson Yankee)

http://ask.fm/Andyankee

2 respostas em “Platão – Arístocles.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s