Animal e Racional

É comum fazerem uma separação entre homens e animais colocando no ponto de cisão entre eles a razão, a inteligência, o intelecto. Ora, isso é evidente, há algo que nos diferencia dos demais animais (zebra, macaco, cachorro, pássaros, etc.), e é justamente a razão, ou melhor, a consciência de si.

O termo animal racional implica, além da racionalidade/inteligência, no humano uma animalidade, que é a parte instintiva, ou seja, a nossa parte que é determinada pelos instintos. A reação diante de algo perigoso, a fome, o sono, a sede, o desejo sexual, tudo isso diz respeito aos nossos instintos. Ademais, é isso que nos torna animais, pois todo animal tem instintos. Como já foi dito, a cisão entre o homem e os demais animais é feita pela propriedade da razão encontrada nos humanos. É esta razão que permite ao homem fazer coisas que outro animal não poderia fazer, como interagir com a natureza para sobreviver, ou seja, adaptá-la a si, diferente dos outros animais que têm que se adaptar à natureza. Neste caso, o homem pode criar coisas, assim como destruir casa lhe seja conveniente, já os animais apenas se utilizam dos recursos que a natureza oferece, sem criar ou transformar nada, simplesmente se utilizando segundo os seus instintos de sobrevivência.

É a razão também que nos possibilita a liberdade para escolher o que nos é mais viável,  ou seja, para deliberar segundo a nossa vontade. Assim como ela nos possibilita a capacidade de julgar das coisas, ou seja, conceituar objetos e entes, conhecer a realidade, etc. Tudo isso está em oposição à vida dos animais, que é determinada inteiramente pelos instintos, assim, eles não possui a capacidade de deliberar segundo as propriedades da razão ou julgar das coisas como o homem.

~X~

(Andinho Yankee)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s