Lógica e Validade lógica (Silogismo)

Lógica

Basicamente, a lógica, como diz Kant, trata “da simples forma do conhecimento”, ou seja, da estrutura do pensamento. Esta forma se “materializa” na linguagem, na escrita. Em outras palavras, a lógica se ocupa do estudo das leis, das regras, do que compõe um pensamento qualquer, um discurso, uma tese, etc. É importante saber que a lógica é uma espécie de apêndice, acessório para as ciências. Isto porque ela não se ocupa de conteúdos, de produção do conhecimento, mas sim, somente da forma deste conhecimento. É a lógica quem vai estabelecer se um conhecimento já inserido em um campo do conhecimento (em uma ciência) é válido ou inválido.

A lógica é quem permite formarmos um juízo de um juízo, ou seja, julgar uma afirmação acerca de algo. Isto para estabelecer se tal juízo tem caráter de validade ou não-validade. Neste sentido, a lógica é um instrumento de correção de juízos.

A sua importância é notável, pois ela desenvolve competências no individuo que são essenciais não somente na vida intelectual acadêmica, mas também no cotidiano simples de uma vida sem muita ligação à produção acadêmica. Com a lógica é possível organizar coerentemente as idéias, os pensamentos possibilitando ao individuo fazer demonstrações argumentativas com alto rigor. Por outro lado, permite também ao individuo, como já foi supracitado, analisar outros discursos e fazer uma avaliação para saber se tal discurso tem validade ou não.

Validade Lógica e Silogismo

As proposições (pensamentos, discursos, idéias) podem ser;

 

 E, como já foi dito, ter caráter de validade ou não-validade. Para definir o caráter delas neste sentido é preciso se concentrar somente na forma da proposição. Para verificar isso há princípios lógicos básicos e regras que o sujeito tem que seguir.

A regra mais geral da lógica é que uma conclusão deve decorrer de premissas, ou seja, que o produto do pensamento seja baseado em outras proposições predeterminadas.

Ex: Maria tem 15 anos.

Pessoas com menos de 16 anos não podem votar.

Logo, Maria não pode votar.

Neste caso, a conclusão foi tirada através do que foi determinado nas premissas anteriores, por inferência[1]. Formou-se um silogismo, que é justamente este encadeamento de três raciocínios onde a ultima proposição é a conclusão que decorre das premissas anteriores. Observando este silogismo podemos dizer que de fato ele está correto, no entanto ele não é válido, pois para um silogismo ser válido ele tem que seguir algumas regras.

Eis as mais gerais:

  1. Deve ter premissa maior, menor e conclusão. Esta é a forma básica do silogismo.
  2. É preciso que se tenha um termo de ligação entre a premissa maior e a menor, o termo médio. Como no seguinte silogismo:

Toda mulher é mortal,

Clara é mulher,

Logo, Clara é mortal.

Esta é uma combinação possível para silogismos, existem outras que também são válidas. As diferentes combinações de silogismos são determinadas pela posição do termo médio. É o que chamamos de figuras do silogismo.

 

Perceba que na primeira premissa (maior) “Toda mulher é mortal” e na segunda premissa (menor) “Clara é mulher” há algo em comum, o termo “mulher”, é justamente este o termo médio, aquele que faz mediação entre a primeira e a segunda premissa. É importante saber que o termo médio não pode aparecer na conclusão, ele serve penas para fazer esta ligação.

Se voltarmos ao primeiro silogismo (o de Maria), veremos que ele não possui este termo de ligação entre a premissa maior e a menor;

P1 – Maria tem 15 anos.

P2 – Pessoas com menos de 16 anos não podem votar.

C – Logo, Maria não pode votar.

Logo, ele não é válido.

[1] Inferir é deduzir, chegar a alguma proposição decorrente de outra, concluir algo com base em premissas.

________________________

Em breve: Caráter de Verdade e Falsidade

~X~

(Andinho Yankee)

2 respostas em “Lógica e Validade lógica (Silogismo)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s