Primeira Semana de Filosofia Francesa Contemporânea da UFAL

A primeira (1ª) semana de Filosofia Francesa Contemporânea da Universidade Federal de alagoas (UFAL) ocorreu nos dias nove, dez e onze de Agosto de 2011 com palestras ministradas do auditório do ICHCA (Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes), no horário das 19h30min às 21h30min. Este evento contou com o apoio financeiro da FAPEAL (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas) e foi uma realização da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) juntamente com o Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), curso de Filosofia.

O início do evento foi na terça-feira, dia nove de agosto, às 19h30min com a palestra “Psicologia e Ontologia em Merleau-Ponty, ministrada pelo professor Matheus Hidalgo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Logo após, o Professor Malcon Rodrigues, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), deu continuidade ao evento com a palestra “Transparência e translucidez na Ontologia Fenomenológica sartriana”. Na quarta-feira, dia dez de agosto, foi a vez do Professor Fernando Monegalha, da UFAL, abrir mais um dia de palestras com a temática “Bergson-Deleuze: Duas filosofias do acontecimento”. Em seguida, a Professora Geovana Paz Monteiro, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), fechou mais um dia com a palestra “Corpo e Percepção em Matéria e Memória”. Por fim, na quinta-feira, dia onze de Agosto, a primeira palestra ficou por conta da Professora Cristina Viana (UFAL) com o tema “Narrativa de construção e ficção do si: Ricouer leitor de Proust”. Já a segunda palestra, a que finalizou o evento, ficou sob a responsabilidade da Professora Giovana Temple, também da UFRB, o tema foi “Foucault: Da soberania ao homo oeconomicus”.

A intenção desta primeira Semana de Filosofia Francesa Contemporânea é, além de apresentar ao alunado alguns temas relacionados aos grandes pensadores franceses contemporâneos, servir como exemplo para que sejam tomadas outras iniciativas para novos eventos na Universidade, especificamente para o curso de Filosofia.

O discurso dos professores a respeito do evento era unânime, todos o vêem como algo de suma importância para o curso de Filosofia e também para a própria Universidade, por ser algo que contribui para a formação dos alunos e traz prestígio para o próprio curso, pois conta com a participação de professores de renome de outras Universidades do país. A consolidação deste evento, em longo prazo, poderá trazer inúmeros benefícios para todos os envolvidos no evento (Universidade, Curso de Filosofia, alunos, professores).

~X~

(Andinho Yankee)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s