A Curiosidade no pré-relação conjugal

________________________________________________________________

O presente texto faz parte de um trabalho mais abrangente sobre a curiosidade aplicada a um relacionamento conjugal. Esta parte, que é  um trecho do desenvolvimento do texto, se apresenta de forma resumida. O texto original, caso seja de interesse do leitor, pode ser obtido com o autor: andersophia@gmail.com.

__________________________________________________________

 

A Curiosidade no pré-relação.

O “pré-relação conjugal” é o momento em que os cônjuges estão se conhecendo, se afeiçoando para dar início à relação conjugal propriamente dita. Neste momento ainda não há o efetivo sentimento que une as duas pessoas, mas sim um desejo peculiar que faz um indivíduo tender ao outro devido ao bem estar proporcionado pelo outro.

Deste modo, a curiosidade é o ponto chave para se passar do desejo ao sentimento efetivo, logicamente, se aplicada corretamente, pois a curiosidade pode ser um instrumento benigno ou maligno num relacionamento, o que determina o seu caráter são as circunstancias do uso.

No inicio da relação à curiosidade deve ter um caráter protecionista, egoísta, deve tender ao sujeito curioso como forma de preservação do bem estar próprio. Em outras palavras, a curiosidade deve ser um instrumento que permita ao indivíduo conhecer determinadas particularidades do outro, sejam positivas ou negativas, com a intenção de preservar a sua integridade emocional. Isto se dará medindo de forma racional os prós e os contras, o que o outro tem a lhe oferecer de positivo e negativo, seus defeitos e suas qualidades. Deste modo, a curiosidade deve estar para conhecer o indivíduo o qual se pretende ter uma relação conjugal no sentido de medir o outro para o bem próprio e conseqüentemente o bem do outro.

Exemplo: Saber dos gostos, da personalidade, dos objetivos, assim como das qualidades, e pontos de encantamento da pessoa.

~X~

 

(Andinho Yankee)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s