Das três opções, relacionadas ao amor.

Você tem três opções:

A – Ou você fica comigo,

B – Ou e fico com você,

C – Ou nós dois ficamos juntos.

( C ) Nós dois ficamos juntos.

– Que bom! Deixei-te sem escolha não foi?

– Não, você me deu um problema bastante legal.

– Hã?

(Coitada da menina) E lá vai a lógica.

Será possível três proposições diferentes terem exatamente o mesmo significado ou representar a mesma coisa? Pode até ser possível, mas não é o caso destas proposições aqui, vejamos:

Aparentemente as três proposições têm o mesmo significado “Alguém ficar junto com alguém”, no sentido conjugal, ou seja, um rapaz enamorar uma garota ou vice-versa. E de fato é isso que as três proposições representam. No entanto, ambas se diferenciam entre si por um aspecto relacionado ao significado: O modo (maneira) de ficar junto, o modo como se dará a união, a relação que um terá com o outro.

No primeiro caso (A) a relação é perpassada pela inclinação do ouvinte ao indivíduo que fala.  Isto é, aquele que recebe as opções será submetido ao outro na relação. Quando o individuo diz que o outro ficará com ele e coloca isto no Imperativo (Você fica comigo!) ele assume uma postura autoritária e assim relacionar-se-á com o outro de maneira onde a sua postura é de superior, enquanto que aquele que se submete a ficar com o outro é tido como inferior.

No segundo caso (B) a relação também é de inclinação para um lado, só que agora é o que fala quem está no pólo inferior. Neste caso, apesar de ele imperar na fala a sua ação de submissão, ou seja, quando ele diz “Eu fico com você” ele superestima o outro como se o outro fosse um ponto elevado a ser atingido (Como se dissesse: Eu vou até você, eu me submeto a você).

No terceiro caso (C) a relação se mostra diferentemente dos casos anteriores, aqui ela é equilibrada, não tende nem a um lado nem ao outro. Isto por que a relação abrange a submissão de ambos os lados, deste modo, uma cai sobre a outra e há uma anulação, ou melhor, não há submissão de ambos. Em outras palavras, os dois indivíduos estão na mesma posição, no mesmo patamar.

Qual a razão de escolher (C)?

 

Ora, uma relação conjugal não deve ser unilateral, pois assim sempre alguém vai estar numa posição superior ao outro. Numa posição superior, um individuo pode submeter o que está na posição inferior ao que ele bem entender. O amor não é submissão, não demanda submeter o outro. O amor é um sentimento “democrático”; No amor os indivíduos constroem juntos os seus objetivos, discutem abertamente no mesmo tom, ninguém tem prioridades sobre o outro. Deste modo, (A) e (B) entram em contradição com o sentimento em questão.

Se os indivíduos vão se relacionarem baseados no amor então as opções (A) e (B) não serão vias a serem tomadas racionalmente. Já no caso de (C), há a adequação total da ação aos pressupostos do sentimento em questão. Como fora supracitado, quando os dois indivíduos ficam juntos a relação não se torna unilateral, há o equilíbrio das posições, ambos estão igualados, sem regalias de um sobre o outro.

Assim, se é pretendido manter uma relação perpassada pelo amor a melhor opção a ser escolhida é a (C), por outro lado, se é pretendida uma relação onde um pretende estar numa posição superior ou inferior ao outro, as escolhas mais eficazes para tal objetivo são (A) ou (B) de acordo com as circunstancias.

_______________________________________________________________________

Você tem três opções:

A – Ou você fica comigo,

B – Ou e fico com você,

C – Ou nós dois ficamos juntos.

(C) Nós dois ficamos juntos.

– Que bom! Deixei-te sem escolha não foi?

– Não, você me deu um problema bastante legal.

– Hã?

– […] (Texto).

– Amo você, logo, minha escolha é (C).

~X~

 

 

(Andinho Yankee)

Uma resposta em “Das três opções, relacionadas ao amor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s