“Análise de um capítulo de um livro didático de filosofia”

(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Unid. 2, Cap. 1, Ed. 13ª. Ática, São Paulo, 2006).

 

1) Conteúdos didáticos

a) Temático ou textos independentes ou linha histórica.

Nesta primeira abordagem, observa-se o conteúdo exposto de forma temática, uma vez que o mesmo é introduzido por meio de exemplos e de diferentes concepções para o mesmo conceito trabalhado, de modo que aos poucos o tema vai se tornando mais profundo.

b) Bom; Ruim; Deixa a desejar; O que você acrescentaria?

O conteúdo é bom, abordado de forma ampla, dá bases para o entendimento e desenvolvimento processual da temática. Porém, deveria ser apresentado um pouco dos conceitos que os principais filósofos dos diversos períodos da filosofia pensaram a respeito da razão, ou seja, deveria ser apresentado um panorama histórico do conceito de razão, de modo que fossem considerados alguns dos principais filósofos nesta construção. Isso permitiria ao aluno ver que na Filosofia os conceitos não ao fechados como em outras disciplinas.

c) Quais os filósofos que são usados na exposição do tema?

No inicio; Pascal, quando a autora faz a separação entre a razão e as paixões. Ao que se refere à razão objetiva e subjetiva é tirado do filósofo alemão Max Horkheimer (não aparece o nome dele do texto). No que diz respeito aos princípios racionais; é de Aristóteles.

d) Campo da filosofia

Teoria do conhecimento

e) Nível: Adequado ou inadequado para os alunos do ensino médio?

Adequado, compreensível aos alunos de ensino médio, a linguagem é voltada para jovens, sem muita complexidade e exemplos do cotidiano, tendo por vezes o próprio senso comum como ponto de partida para chegar ao ponto central da questão.

2) Diagramação

a) Tipo e tamanho de letras: adequado ou inadequado?

Adequado

b) Uso de imagens: Apenas um acessório ou tem relação com o texto?

Tem relação com o texto, uma vez que a fotografia é uma forma de transmissão de ideias, torna-se um acessório para a compreensão do tema, além disso, a fotografia usada ilustra de forma lúdica o conteúdo.

c) Outros aspectos que considera importante.

O destaque de palavras-chave (em negrito, itálico e através de marcadores numéricos) do conteúdo. Isso permite ao aluno identificar os conceitos mais importantes, assim como o início  e o fim das discussões dos conceitos trabalhados.

~X~

 

(Anderson Yankee, Igor Durval)

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s