O conceito de filosofia – [Aula 1]

Professor Anderson Yankee (GUEDES, A R S)

Aula 1 – Filosofia

O conceito de Filosofia

Roteiro da Aula:

– Primeiro momento de questionamentos.

  • O que é Filosofia?
  • Alguem já teve contato com a disciplina Filosofia?
  • O que vocês imaginam que seja a disciplina Filosofia?

 

– Segundo momento de apresentação.

  • Com a Filosofia vocês vão ter a oportunidade de conhecer alguns dos nomes mais conhecidos da história, homens que ficaram universalmente conhecidos pela sua inteligência, pelo seu pensamento e a capacidade de observação; às vezes direcionada a coisas banais, que comumente ninguém dá muito crédito, muito “valor”. Ademais vão conhecer um modo específico de pensar, qu é o modo de pensar filosófico, o modo de pensar destes grandes homens, os filósofos.

Ex: Aristóteles, Platão, Pitágoras, David Hume,René Descartes.

– Terceiro momento de conceituação.

  • Filosofia é uma forma de conhecimento distinto das demais formas de conhecimento. O conhecimento produzido no âmbito da Filosofia é chamado conhecimento filosófico.

 

Ex: O conhecimento, o modo de pensar na Filosofia é diferente daquele da Geografia, da Biologia, das Ciencias naturais.

  • Filósofo é aquele que filosofa, aquele que faz Filosofia, aquele pensador que pensa filosoficamente, que produz o pensamento filosófico.

 

  • O objeto da filosofia é a realidade, tudo o que existe e possa ser pensado racionalmente, ou seja, usando a razão.

 

  • “O pensamento filosófico é uma construção racional de um discurso acerca da realidade, de tudo o que existe e possa ser conhecido. Um discurso racional é marcado pela coerencia, verossimilidade e fidelidade à realidade. Discursar com coerencia é colocar em seu discurso a possibilidade de entendimento para quem irá lê-lo ou ouvi-lo. Ser verossimil é ser possivel, um discurso pode ser possivel, uma tese pode ser passivel de comprovação. A coerencia enfatiza a verossimilidade. Por fim, o discurso deve ser fiel à realidade, tem que mostrar como a realidade é em si, despendido de qualquer tendencia”. (GUEDES, A R S)

 

– Quarto momento de apresentação de questões filosóficas e diálogo filosófico para verificar a capacidade de argumentação dos alunos.

– Ultimo momento de dinâmica e exercício filosófico: Debate e produção de um pequeno texto envolvendo uma questão filosófica.

~X~

 

(Anderson Yankee)

 

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