Ações

 

 

~Breve discussão sobre os tipos de ações ~

 

 

 

Toda ação é intencional, sem exceções. Isto vale até para aquela pisada no pé de alguém que julgamos obra do acaso. Para o humano não existe acaso, pois todas as suas ações são movidas por um propósito, por um desejo, seja ele de ordem consciente ou inconsciente.

Uma ação consciente é aquela que sofre a repressão do superEgo, isto é, não é imediata, passa por uma reflexão moral antes de ser executada.

Ação inconsciente é a ação que não sofre repressão no caminho entre o ID (parte da mente onde se encontra a libido) e o Ego (parte consciente da mente, o Eu). Pode-se dizer que este tipo de ação não é percebida pelo Ego, pode parecer automática, mas é de uma ordem muito mais complexa, é na verdade o desejo convertido em ato, um modo de assimilação instantânea. 

A ação inconsciente é a fala do inconsciente, nela há uma linguagem que se encontra no sentido da ação e não nela em-si. Apenas com a análise pode-se chegar ao sentido desta ação, ou seja, o que ela quer dizer, representar.

De fato estas ações são de uma relevância mínima, por isso se tornam imperceptíveis ao ser, daí levam o nome de acaso, quando na verdade é o oposto.  Alguns exemplos de ações inconscientes comumente executadas no dia a dia são: esbarrões, quedas, tropeços, troca de palavras ao falar, uma simples pisada no pé de alguém, esquecimento de fatos ou coisas, enfim, coisas que julgamos erros (na verdade podem ser erros, mas erros intencionais), falhas da mente, sorte ou azar, ou seja, coisas relacionadas ao acaso. Aparentemente estas coisas são o que são, mas acaso não são, pois estão repletas de intenção vinda diretamente do ID (parte inconsciente da mente onde se encontra a libido).

Por outro lado, as ações conscientes são atos que realizamos e sabemos que realizamos e por que realizamos. Por exemplo, se um ser quer se vingar de alguém, ele formulará um plano, o executará e depois saberá que executou e por que executou, ou seja, ele conhece a volição que o moveu. Diferentemente da ação inconsciente que o que moveu o homem só será encontrado com a análise, pois a volição se encontra oculta, ou melhor, inconsciente.

 

 

 

(Andinho Yankee)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s