Traição em um relacionamento amoroso a dois

 

 

~ Sobre os tipos de traição ~

 

 

 

Geralmalmente quando se fala em traição num relacionamento a dois, seja ele no grau mais baixo ou mais alto, isto é, num namoro simples ou em um casamento de longos anos a imagem que vem na cabeça de muitas pessoas é a de uma das pessoas cometerem o adultério. De certo esta é uma forma de traição, mas não é a única. A estas outras formas de traição não é dada certa relevância devido a o que elas representam em-si.

Nota-se que no adultério tradicional há conjunção carnal entre a terceira pessoa e o traidor, isto de fato é doloroso para a pessoa que enamora a pessoa que trai pelo fato de ela querer aquela pessoa somente para si, isto na psicologia é representado pela relação de sujeito/objeto de desejo. Assim, a dor neste tipo de traição é imensamente grande pelo fato de o sujeito saber que o seu objeto de desejo está sendo desfrutado por outro sujeito.

Um tipo de traição pouco relevante é a traição da omissão. Este tipo de traição é puramente sem conjunção carnal, pois é baseado somente na omissão de algo importante de uma pessoa para a outra dentro do relacionamento amoroso. A este tipo de traição não é dada tanta relevância pelo fato de não existir a conjunção carnal de uma das pessoas com um terceiro sujeito, a máxima conseqüência que este pode acarretar é a perda da confiança co ato da revelação do que estava omitido e assim a retranca sentimental ou não da pessoa que foi traída.

Outro tipo de traição comum e pouco valorizado é o do fingimento ou da mentira. Esta é caracterizada, assim como a da omissão, pela falta de conjunção carnal com um terceiro sujeito, mas o que a diferencia da outra é o fator chave, que é o que o seu próprio nome já diz “fingimento ou mentira”. Esta se dá quando um dos indivíduos do relacionamento amoroso deixa de sentir o que alimenta a união, no caso o amor. Quando isto acontece o indivíduo passa a viver, por algum motivo de qualquer ordem, a viver com a outra pessoa de maneira que vá de encontro com a sua real vontade. Neste ponto o sentimento se torna algo inverdadeiro ou não existe.

Um clássico exemplo de traição por fingimento ou mentira é quando há filhos na relação. Quando um dos cônjuges não sente mais prazer em viver junto com o outro e decide separar-se, mas não tem coragem por que isso pode ser doloroso para o filho ou filhos, então continua vivendo sem amor com o companheiro até o dia que criar coragem para separar-se.

Outro caso menos comum é quando uma das pessoas de um casal de recém-noivos descobre algo do seu companheiro que era feito no tempo de namoro dos dois, mas sem o omisso saber da descoberta. Depois disso, o amor daquele que descobriu passa a acabar a cada dia mais e ele não sente mais vontade de viver com o parceiro que o traiu por omissão, mas continua vivendo pelo fato de serem recém-noivos e para isso acontecer houve todo um protocolo familiar. Para evitar constrangimentos com ambas as famílias a pessoa que foi traída por omissão continua vivendo com o traidor até o dia que tiver coragem para abandoná-lo.

Estes são três tipos básicos de traição dentro de um relacionamento amoroso, todos caracterizados por um fator chave. De fato o adultério tradicional comporta as características dos demais tipos de traição, porém é marcado pela conjunção carnal de uma das pessoas do relacionamento amoroso com um terceiro sujeito, enquanto que nos demais tipos a conjunção carnal não existe. É por este fato que o adultério tradicional é tido como tão doloroso para a pessoa que foi traída, ao contrário dos outros tipos de traição que são marcados por fatos relacionados à confiança e a parte sentimental isolada.

 

 

 

 

(Andinho Yankee)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s