Ética Profissional ~ Visão Tradicional Capitalista

"Este texto serviu como base para o 1º Workshop do Senac Alagoas – Unidade Fecomércio, com o tema "Ética Profissional, o qual eu fui o idealizador e um dos quatro coordenadores gerais, responsáveis pela criação de um fôlder que seria o documento que comprovaria o acontecimento do workshop. Por fim, eu fui também o responsável por sintetizar todo a parte escrita contida no documento".

Ética Profisional

Ética, Moral e Direito são áreas do conhecimento que possuem tanto vínculos entre si, como se distinguem em determinados pontos. A Moral e o Direito baseiam-se em regras e também se diferenciam entre si. As regras da Moral são aceitas com intuito de garantir um bem-viver e estas não são delimitados por um determinado espaço, são aceitas universalmente. Já as regras do Direito são delimitadas num espaço geográfico e podem variar de espaço para espaço, porém as regras sempre devem ser moralmente aceitáveis. A Ética está mais ligado ao individual perante ao meio, não estabelece regras, pode-se dizer que ela é uma reflexão sobre a ação humana.

Esta reflexão deve ser usada no dia-dia e também, principalmente, no trabalho, no meio profissional. Muitas vezes os jovens ao escolher uma profissão não têm ciência das regras que terão que obedecer em determinada empresa, só pensam no trabalho, em realizar determinada ação, enquanto não pensam em determinadas ações de conduta que são necessárias não só para o bem-estar ma s também para a sua vida profissional, pois quando o funcionário é um profissional de excelência, excelência esta na conduta e na realização das tarefas rotineiras, é normal este receber propostas de crescimento tanto na atual empresa quanto em outras empresas. Atualmente, existem empresas que realizam importantes trabalhos na conscientização dos jovens quanto a esses fatores necessários, cursos de aprendizagem já tem a disciplina Qualidade em Prestação de Serviços” que trata desse assunto, ela aborda principalmente a Ética como um fator decisivo no crescimento profissional.

É importante tornar os princípios éticos como uma atividade comum incorporada à vida como um todo, no mercado de trabalho as regras podem variar de empresa para empresa, mas é certo que todas seguirão um principio ético, é importante ressaltar que a ética não é um apetrecho que se deve decorar para quando for trabalhar, mas para se conviver em bem-estar com a sociedade é preciso ser ético, o crescimento é conseqüência. Não se deve esperar elogios ou recompensas sendo ético, afinal, nem todo mundo é ético, a Ética é uma atividade individual que deve ser compartilhada em cada um para existir harmonia. Ser ético também é ser ativo, exercer atividades de companheirismo, generosidade, no caso de uma empresa estar sempre disposto a exercer as suas atribuições e também desempenhar o coleguismo ajudando os demais companheiros de trabalho visando, se possível realizar ações que não seja de sua área que poderão acarretar futuros problemas,sempre visando o crescimento da empresa, mesmo que seja um emprego temporário ou um trabalho voluntário. Afinal, a eticidade tem muito em comum com o trabalho voluntário, não visa fins lucrativos, é um trabalho assistencial, cooperativo, disposto a ajudar, isto tudo se encaixa na Ética.

Os princípios Éticos, que tem como conseqüência o crescimento individual e de um determinado grupo que os desempenha, não tem como foco principal este crescimento, que é importante, mas visa o ser em-si, visa as pessoas, o bem estar dos que rodeia quem age eticamente, essa é a prioridade, o bem estar do próximo.

Quanto a empresa, é importante estar atualizado nas mudanças técnicas da área na qual se está empregado e também nas normas e aspectos legais, muitas vezes se comete algo eticamente incorreto por falta de conhecimento, de atualização, isso pode acarreta problemas para quem o pratica se este conhecimento necessário.

Competência técnica, aprimoramento constante, respeito às pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, flexibilidade, fidelidade, envolvimento, afetividade, correção de conduta, boas maneiras, relações genuínas com as pessoas, responsabilidade, corresponder à confiança que é depositada em você, são princípios éticos e pontos para reflexão.

 

(Andinho Yankee)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s