Profissão Docente

Questões propostas pela professora-mestre Geórgia Cêa, referentes ao texto "Sobre a natureza e especificidade da Educação" de Dermeval Saviani.

 

 

1º)  Como o autor define o que é trabalho?

R- O trabalho é algo que diferencia os homens dos demais seres vivos já que ao contrário destes, os homens têm que adaptar a natureza a si para garantir a sua subsistência. Isto se dá quando o homem extrai do meio, de modo ativo e intencional, os itens necessários para sua sobrevivência, em escalas cada vez mais amplas e complexas, isso gera uma constante transformação da natureza e é denominado trabalho-material.

 

2º) O autor define a educação como um tipo de trabalho não-material. Quais os argumentos que o autor utiliza para definir assim a natureza da educação?

R- Para garantir sua subsistência, o homem usa o trabalho-material que é dado de forma básica pela cultura e produção material. Mas, para produzir algo ele tem que, de certo modo, projetar uma idéia em sua mente para chegar a um produto, o ato da construção e projeção desta idéia pode ser chamado de trabalho não-material. Portanto trabalho-não-material é o trabalho realizado pela mente para a construção de idéias, conceitos, atitudes, símbolos, valores, saber (saber da: cultura, natureza, conjunto da produção humana). É baseado nisso que se define que a educação é  trabalho não-material.

 

3º) O quê diferencia o trabalho educativo dos demais tipos de trabalho? Ou seja, qual a especificidade da educação?

R- Sendo trabalho não-material, a educação lida com idéias, conceitos, símbolos, enfim, usa a mente. Mas, estes não a interessam em si como elementos externos do homem, estes são objetos de estudo das ciências humanas ou “do espírito” em oposição às ciências da natureza. Estes elementos (conceitos, idéias, símbolos, valores), interessam a educação como elementos formadores da humanidade em cada indivíduo singular. Pode-se dizer que, o objeto da educação é a identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos indivíduos pra que se tornem humanos e a descoberta de formas para se chegar a essa assimilação.

 

 

(Andinho Yankee)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s