A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL: COMO FOI A RELAÇÃO COM OS ÍNDIOS

Descobrimento-do-Brasil

A desgraça dos índios no Brasil foi, definitivamente, a chegada dos portugueses. Se lermos sobre a história do Brasil veremos que o fim da liberdade dos índios teve início com a chegada do homem branco vindo da Europa, no ano de 1500. Mas a “tragédia” na vida dos índios não eve início logo no momento da chegada dos portugueses, logo quando eles chegaram houve paz, amor e harmonia.
Pois bem, logo quando chegaram, desembarcando em Porto Seguro, os portugueses se depararam com nativos da terra em que eles tinham chegado e não eram poucos, haviam inúmeros habitantes nesta terra em que os portugueses chegaram. Os portugueses os chamaram de índios (segundo o que eu li, o motivo disto foi o fato de eles acharem que tinham chegado nas Índias). A partir daí Pero Vaz de Caminha fez o seu trabalho de descrever tudo o que via para mandar ao Rei de Portugal em uma carta (A carta de Pero Vaz de Caminha), os tripulantes desembarcaram e começaram a se contactar com os “índios”, habitantes desta nova terra, a qual os portugueses mais tarde deram o nome de “Brasil”.
No primeiro contato com os índios no brasileiros os portugueses foram amigáveis e os índios também. Falo amigáveis no sentido de que não houveram de imediato mortes, massacres, guerras, extermínio ou coisa do tipo. Na minha concepção, um motivo básico que justifica essa “paz e harmonia” que predominou no primeiro contato entre os portugueses e os índios. Veja:
> Os portugueses estavam chegando em um local desconhecido por eles, então eles não sabiam o que iriam encontrar, com o que iriam se deparar. Ao ver os primeiros habitantes do Brasil, pessoas para eles tidas como selvagens, era melhor para eles manterem a cautela e não demonstrarem hostilidade, até porque eles não sabiam de quantos eles poderiam ser. Neste caso, seria melhor para os portugueses se preservarem, não entrar em guerra de imediato com os índios, até por uma questão de estratégia. O mais viável para eles, então, seria permanecer no Brasil e esperar reforço de Portugal para então estabelecer a dominação sobre os índios de maneira mais segura.
A questão é, os portugueses tanto por medo quanto por estratégia resolveram ficar em paz com os índios. Por medo eles não iriam entrar em guerra com os índios por certamente estarem em menor número e por estratégia eles resolveram permanecer em paz com os índios se aproveitando principalmente da ingenuidade deles para esperar a chegada de mais portugueses até terem um números de pessoas suficiente para poder dominar os índios.
Além disso, antes de estabelecer a dominação sobre os índios propriamente dita, os portugueses se aproveitaram bastante dos índios devido a ingenuidade desse povo. Pois bem, quando os portugueses chegaram eles também encontrou algo maravilhoso para eles, o pau-brasil (uma árvore da qual se tira uma tinta vermelha, muito valiosa neste período). E os portugueses queriam mais e mais pau-brasil, pois aquilo gerava mais e mais dinheiro para eles. É aí que entram os ingênuos índios. Os portugueses se aproveitaram do interesse dos índios pelas bugigangas que eles trouxeram de Portugal para negociar o trabalho dos índios, ou seja, os portugueses ofereciam estas bugigangas que eles trouxeram em troca do trabalho dos índios de irem até a mata, cortar e trazer para a praia as toras de pau brasil, o que ficou conhecido como escambo. Isto aconteceu até os índios se cansarem das bugigangas portuguesas, não as querer mais e posteriormente se recusarem a trabalhar – problema que os portugueses resolveram de forma bem simples, escravizando os índios e matando os que se recusavam a trabalhar.
Então, vemos que os portugueses foram desde a sua chegada ao Brasil pessoas espertas, frias e movidas pelo desejo de poder, de dominação de lucrar. De certo, estes eram valores dos países mais poderosos deste período  o que justifica, de certo modo, o comportamento/atitudes dos portugueses. Mesmo assim, isso não exclui o fato de que foi algo no mínimo cruel o que foi feito com os indígenas no Brasil.

_______________________________

~X~

(Anderson Yankee)

About these ads

18 comentários sobre “A CHEGADA DOS PORTUGUESES AO BRASIL: COMO FOI A RELAÇÃO COM OS ÍNDIOS

  1. I’ve been surfing on-line more than three hours nowadays, but I never found any interesting article like yours. It is pretty value enough for me. In my opinion, if all site owners and bloggers made just right content as you probably did, the internet will be much more helpful than ever before.

  2. sertamente estes malditos ja estao todos no inferno queimando no fogo ardentes, porque o que fizeram com os indios nao tem perdaooooooooo………..

  3. Esqueceram da parte que os índios tentaram lutar contra os portugueses,mas não conseguiram por que não tinham armamento de fogo. E se é para ser a história dos índios com os portugueses, tinha que relatar o que eles faziam antes, por exemplo, eles viviam de caça, pesca e agricultura. E também o que era de extrema importância á eles: Rios, árvores, animais, ervar e plantas… São muitas coisas que faltaram, mas dá para tirar um ótimo proveito. :)

  4. EU NAO SOU louca SOU feliz ENTAO nao SI mete NA minha vida … O PLOBEMA si NAO fasso LICAO E MEUU affF …. ::( :(

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s