OS BÁRBAROS, POVOS GERMANICOS QUE INVADIRAM ROMA

Quem foram os chamados bárbaros?

images (8)

Os chamados bárbaros eram os povos germânicos que viviam fora dos limites dos domínios do Império Romano e Grego. Era assim que os gregos e romanos chamavam esses povos, vale dizer que não somente pelo fato de eles viverem fora dos limites do império destes, mas pelo fato de eles também apresentarem um modo de viver ou uma cultura diferente daquele modo de viver ou da cultura de predominava dentro do império grego e romano.

Características culturais dos bárbaros
# ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Possuíam uma organização social baseada na família e de caráter patriarcal, ou seja, a autoridade ou figura central era o pai. Havia uma prática bastante parecido com algo que acontecia na Grécia antiga no período do auge da democracia grega que era a reunião de homens livres para tomar decisões, como em assembleias. Essas assembleias aconteciam entre os homens das “mark”, que era uma espécie de aldeia formada por uma soma de aproximadamente cem famílias.
# DIREITO
O direito dos bárbaros era estabelecido por convenção, ou seja, as normas que regiam a comunidade dos bárbaros eram baseadas no costume. Ademais, elas não eram estabelecidas de modo registrado, escrito, então quando se fala que “as normas eram estabelecidas” isso deve ser entendido como “as normas caíram em uso”, ‘passaram a ser praticadas”. Além disso, os sacerdotes tinham o poder de punir os criminosos e manter a ordem.
# RELIGIÃO
A religião deles era politeísta e as divindades que eles cultuavam eram baseadas ou associadas a elementos encontrados na natureza, como um raio, um trovão, o vento, o sol, etc.
# ECONOMIA
Não muito diferente da economia deste período, de um modo geral a economia dos germanos se baseava na troca de suprimentos, produtos comerciais de maneira geral entre aldeias. Basicamente uma aldeia buscava suprir as suas necessidades trocando com outras aldeias o que lhes faltava e sobrava nas outras. Os produtos comerciais eram basicamente produtos agropecuários, ou seja, legumes, verduras, frutas e animais. Além disso, eles também cultivavam plantas que proporcionavam fibras para servir de matéria prima na tecelagem.

_______________________

~X~

(Anderson Yankee)

http://ask.fm/Andyankee

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s