FILOSOFIA NA CONCEPÇÃO DE ARISTÓTELES: A CIÊNCIA DAS CAUSAS PRIMEIRAS

images (3)

Aristóteles (séc III a.C.) foi um dos primeiros filósofos a tratar da própria Filosofia como um tema nas suas obras. No seu livro “Metafísica” ele trata das características do que para ele seria propriamente a Filosofia e do que seria um filósofo.
Para Aristóteles o filosofar é algo próprio do homem, já que ele por natureza deseja conhecer as coisas, o mundo onde ele vive, a ele próprio. Através desta atitude de querer conhecer a sua realidade o homem faz filosofia. O ponto inicial para se fazer filosofia, segundo Aristóteles, é o espanto. Quando os homens se espantam com coisas mesmo que banais do seu dia a dia ele tem condições para começar a filosofar. Por outro lado, aqueles homens que não se espantam, que permanecem indiferentes com a sua realidade não filosofam e permanecem em um estado de ignorância.
Mas para que serve a filosofia? Segundo Aristóteles, a filosofia serve para tirar as pessoas do mundo da ignorância. Através da Filosofia os homens podem buscar conhecer a sua realidade, podem buscar saber como o mundo funciona, podem buscar conhecer a essência das coisas. Sem filosofar os homens ficam imersos em um mundo de indiferença, em um mundo sem conhecimento, em um mundo de escuridão. Ademais, o conhecimento que a Filosofia busca é um conhecimento despretensioso  um conhecimento pelo conhecimento, um conhecimento que não visa uma prática como outras ciências.
Mas o que busca conhecer a Filosofia? Aristóteles classifica a Filosofia como a ciência das causas primeiras, a ciência que busca os princípios mais fundamentais das coisas. Deste modo, o papel da Filosofia é buscar a origem das coisas, a causa primeira das coisas. Baseado nesta concepção Aristóteles afirmou que os pré-socráticos naturalistas foram os primeiros filósofos, justamente por eles estarem preocupados em encontrar a causa primeira do universo, o arché. Foram eles:
Tales – defendia que o arché era a água.
Anaximandro – defendia que o arché era o apeiron.
Anaxímenes – defendia que o arché era o ar.
Vale ressaltar que aqueles que primeiro filosofaram fizeram isto por amor ao saber, por amor ao conhecimento. Por esse motivo Pitágoras (séc VI a.C.) cunhou o termo Filosofia, o qual é composto de duas palavras gregas: Philos = amizade e Sophia = sabedoria. Nesta concepção o filósofo é um amigo do conhecimento.

________________________

~X~

(Anderson Yankee)

About these ads

Um comentário sobre “FILOSOFIA NA CONCEPÇÃO DE ARISTÓTELES: A CIÊNCIA DAS CAUSAS PRIMEIRAS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s