FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO (PARTE 2): OS PORTUGUESES

 …

Os portugueses foram as pessoas que “descobriram o Brasil” – fato atribuído a Pedro Álvares Cabral – em 1500. É complicado falar em descobrimento no sentido específico da palavra por sabermos, como já foi dito anteriormente, que os índios já habitavam nosso país bem antes de 1500, então o “descobrimento do Brasil” deve ser entendido como o ato de tornar o Brasil e o restante do continente sul-americano público para o restante do mundo civilizado até então.

Os portugueses, como o nome já explicita, eram de Portugal, país da Europa. Quem tem uma noção básica do mapa do mundo ou de um globo terrestre sabe de imediato que há uma distância enorme entre Portugal e o Brasil, então como eles chegaram ao Brasil, já que em 1500 a tecnologia nem se comparava à de hoje – neste tempo não se tinha automóveis com motor de combustão, muito menos um avião –? Simples: a navegação, que teve início a partir de 1415, possibilitou que os portugueses chegassem ao Brasil.

Em uma das viagens marítimas (longas viagens em alto mar com naus) feitas pelos portugueses onde – segundo fontes – eles estavam numa rota alternativa para as Índias, acabaram desviando e tomando novos rumos e chegando ao Brasil por acaso. Segundo outras fontes a viagem foi intencional e a chegada ao Brasil foi premeditada de algum modo. Mas o que se sabe, de certo, é que em 21 de Abril de 1500 os tripulantes da esquadra de Pedro Alvares Cabral começaram a avistar sinais de terra no oceano (folhas) e no ar (aves). No dia seguinte os navios avistaram um monte, ao qual deram o nome de monte Pascal justamente por ser tempo de Páscoa. No dia 24 a esquadra ancorou em terra firme na região de Porto Seguro. Daí por diante, já e terra firme, os portugueses seguiram realizando missas no local como forma de batizá-lo, de declarar posse, enfim. O primeiro nome que os portugueses deram ao Brasil foi Ilha de Vera Cruz, mas na medida em que tomaram consciência da dimensão da terra em que tinham chegado acabaram vendo que ela não era uma ilha, então rebatizaram de Terra de Vera Cruz – seria mais correto. Com o passar do tempo a Terra de Vera Cruz passou a se chamar Brasil, em virtude da abundância das árvores do pau Brasil que aqui existiam.

O Brasil se tornou público para o resto do mundo com a chegada dos portugueses e, ao mesmo tempo, os portugueses se tornaram públicos para os habitantes que já estavam aqui no Brasil – os índios.

A cultura dos portugueses era exponencialmente diferente da cultura dos índios. Os portugueses eram – com concordância do restante dos países desenvolvidos naquele tempo – um povo civilizado. Usavam roupas, moravam em casas e palácios, tinham uma forma de governo bastante avançada, já dominavam a navegação, tinha um exército, estabelecia comércio com o resto do mundo, ou seja, tinham hábitos mais sofisticados tudo isso se comparado aos índios, que eram povos que viviam nas matas, viviam basicamente do que a natureza lhes oferecia na forma mais bruta, usavam roupas que serviam basicamente como uma forma rudimentar de cobrir as partes intimas do corpo, e alguns nem usavam roupas, suas casas eram simples, feitas de palha, madeira, cipó, enfim, algo extremamente rústico e simples se comparado às coisas dos portugueses. Alguns autores caracterizam a cultura dos portugueses e dos índios como civilizada e selvagem, respectivamente.

________________________

~X~

(Andinho Yankee)

About these ads

6 respostas em “FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO (PARTE 2): OS PORTUGUESES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s