LIXO, POLUIÇÃO, EFEITOS DA POLUIÇÃO – Por Julia e Janiele.

O trabalho do professor não pode se limitar a cobrar, pois elogiar tem que fazer parte da prática cotidiana dessa profissão também.

É por isso que posto estes dois textos abaixo, que foram produzidos por duas alunas minhas. O que chama atenção não é o brilhantismo do texto em si, até porque se olharmos bem vamos perceber que o texto é simples, bem didático. No entanto, se levarmos em consideração que as autoras têm entre 10 e 11 anos de idade já teremos um motivo para nos sentirmos orgulhosos. É maravilhoso para mim como professor corrigir um texto deste tipo: coerente, bem organizado, com conteúdo e dentro do que trabalhamos na disciplina. Para mim, alunos que desde cedo são capazes de produzir algo deste tipo possuem um futuro intelectual (caso haja investimento) brilhante.

Parabéns à Júlia e Janiele (alunos do 5º Ano a Escola Novo Horizonte, Maceió- Al)

______________________________________________________________________

Julia

Já sabemos que o lixo é algo que nós desejamos eliminar. Sua origem pode ser doméstica, eletrônica, hospitalar, industrial ou urbana. E a composição do lixo pode ser orgânica, inorgânica, tóxica ou altamente tóxica.

Poluir é o ato de deixar um ambiente desagradável. Os tipos de poluição são: sonora, ambiental, visual e poluição do ar. Os seres humanos, com o lixo, estão cada vez mais poluindo e com isso estão fazendo buracos na camada de ozônio e o efeito estufa está aparecendo cada vez mais. Por isso, todos nós deveríamos consumir menos, reciclar e reaproveitar mais.

Ecologia é o estudo das relações dos seres humanos com o ambiente em que vivem. Os tipos de ecologia são: ambiental, social, mental e integral. A ecologia ambiental é aquela que se preocupa com o meio ambiente. A ecologia social é aquela “que enxerga os seres humanos como parte da natureza”. A ecologia mental é “aquela que diz se os seres vivos estão tendo atitudes de prevenção ou devastação”. A ecologia integral é aquela que estuda a nossa vinda à terra, como viemos parar aqui; busca respostas.

A ecologia é uma forma de nos deixar atentos para a preservação. Ela nos diz o que devemos fazer no dia a dia para preservar o nosso planeta, coisas como:

- Não jogar lixo nas ruas

- Diminuir a quantidade de lixo

- Preservar o meio ambiente

 _____________________________________________________________________

Janiele

Lixo é tudo aquilo que não serve mais e que queremos descartar. Por causa do lixo temos a poluição. Os tipos de lixo são: DOMESTICO (é o lixo que vem das nossas casas), HOSPITALAR (é o lixo que vem dos hospitais), URBANO (é o lixo que vem das cidades), INDUSTRIAL (é o lixo que vem das indústrias), ELETRONICO (é o lixo de eletrodomésticos).

Poluir é o ato de deixar o ambiente desagradável. As pessoas jogam lixo nas ruas, nos rios e isso é poluir. Não devemos jogar o lixo nas ruas ou em qualquer outro local inapropriado, e sim no lixo. Existe vários tipo de poluição: ambiental, sonora, visual e do ar. Ambiental é quando o lixo é jogado no meio ambiente, como quando ele é jogado nas ruas; isso é poluir o ambiente. Poluição sonora é quando o lixo é aquela “zuada” que nos incomoda, por exemplo, quando nós estamos dormindo e o nosso vizinho liga o som bem auto; isso pode ser poluição sonora. Poluição visual é quando encontramos no mesmo lugar um monte de anuncio, um monte de placas; isso pode ser poluição visual. Poluição do ar é quando o ar está poluído pela fumaça, gases poluentes; isso é poluição do ar.

Alguns efeitos da poluição no dia a dia são: a sujeira, o cheiro desagradável.

O que podemos fazer para diminuir a poluição? A gente tem que consumir menos, reciclar e reaproveitar mais.

_________________________________________________________

~X~

(Júlia e Janiele)

About these ads

13 respostas em “LIXO, POLUIÇÃO, EFEITOS DA POLUIÇÃO – Por Julia e Janiele.

  1. Existe, na natureza, um equilíbrio biológico e químico entre todos os seres vivos. Neste sistema em equilíbrio os organismos produzem substâncias que são úteis para outros organismos e assim sucessivamente. A poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) produzidos por microorganismos, ou lançados pelo homem na natureza, forem superior à capacidade de absorção do meio ambiente, provocando alterações neste equilíbrio. A poluição é principalmente produzida pelo homem e está diretamente relacionada com os processos de industrialização e a conseqüente urbanização da humanidade. Os agentes poluentes são os mais variáveis possíveis e são capazes de alterar a água, o solo, o ar, etc. As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.

  2. Substâncias como lixo, esgoto, agrotóxicos e outros tipos de poluentes produzidos pela ação do homem, provocam sérios efeitos no meio ambiente. Poluentes depositados no solo sem nenhum tipo de controle causam a contaminação dos lençóis freáticos (ocasionando também a poluição das águas ), produzem gases tóxicos, além de provocar sérias alterações ambientais como, por exemplo, a chuva ácida. O lixo depositado em aterros é responsável pela liberação uma substância poluente que mesmo estando sob o solo, em buracos “preparados” pra este fim, vaza promovendo a contaminação do solo. Um outro problema grave que ocorre nestes aterros é a mistura do lixo tóxico com o lixo comum. Isto ocorre pelo fato de não haver um processo de separação destes materiais. Como conseqüência disso, o solo passa a receber produtos perigosos e com grande potencial de contaminação misturados com o lixo comum. O solo tem em sua composição: ar, água, matéria orgânica e mineral. Toda esta sua estrutura é que possibilita o desenvolvimento das mais diversas espécies de plantas que conhecemos. É do solo que retiramos a maior parte de nossa alimentação direta ou indiretamente, se este estiver contaminado, certamente nossa saúde estará em risco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s