Algumas características dos deuses gregos. [BÁSICO]

Os deuses cultuados pelos gregos são envoltos de uma mística peculiar a qual os próprios deuses são confundidos com os seus opostos, os mortais.

 É posição majoritária entre as diversas culturas atribuir às suas divindades atributos em grau infinito, no entanto, é visto na cultura grega antiga divindades com características puramente humanas. São elas;

 São antropomórficos – Recebem aspectos ou características humanas;

Paixões – É comum ver na mitologia grega deuses irados, deuses que traem suas esposas, deuses com esposas/maridos, deuses que se vingam, enfim, dotados de sentimentos que são próprios dos humanos se os relacionarmos com os Deuses que estamos acostumados a ouvir falar. O caso mais conhecido – e com este já podemos concluir por todos os demais deuses – é o de Zeus, o Deus dos deuses, o senhor do Olimpo que se apaixonava por belas mulheres na terra e com ela tinha filhos. Dos mais conhecidos temos Perceu e Hércules.

 Assim como as paixões, têm defeitos – São dotados de defeitos humanos e falhas de caráter como a inveja, a maldade, a ganância, entre outros.

São passíveis de dor – Já imaginou o Deus cristão sendo assassinado? Não, pois ele é intocável! Não era este o caso dos deuses do Olimpo, pois eles, além de poderem transitar na terra assumindo forma de humanos, poderiam ser feridos, mortos.

Era assim que Zeus traia sua esposa Hera, assumindo a forma de homem comum e vindo até os mortais na intenção de satisfazer seus desejos. E foi pelo fato de os deuses serem feridos que Zeus se tornou o senhor dos deuses; Ele destronou o Pai (Chronos), o senhor do tempo que devorava os próprio filhos com medo de ser destronado. Zeus arma contra o pai juntamente com seus irmãos e assume o lugar do mesmo, matando-o.

Nascem – Os deuses não existiram sempre, mas nascem, o que não os torna eternos.

Dita o destino do mundo mortal – são os deuses que ditam o destino dos humanos segundo o seu desejo.

Alguns são forças da Natureza – Alguns dos deuses são representados por forças da natureza, fenômenos da natureza, elementos da natureza, astros, sentimentos, etc. Veja:

Hefesto – Deus do Fogo.

Apolo – Deus do sol.

Eros – Deus do amor, paixão.

Poseidon – Deus dos oceanos.

Zeus – Deus do trovão.

Não são puramente espirituais – assumem a forma de substancias compostas como os humanos, mas possuem propriedades que estão para além dos mortais, como os seus poderes específicos.

Deste modo, notamos deuses que não estão muito distantes dos humanos no quesito perfeição, pois para um Deus ser perfeito ele tem que se afastar infinitamente do homem, não possuir nenhum atributo que seja semelhante ao homem (a não ser a vontade) e ser puramente espiritual com atributos atualmente infinitos.

_______________________

~X~

(Anderson Yankee)

http://ask.fm/Andyankee

About these ads

6 respostas em “Algumas características dos deuses gregos. [BÁSICO]

  1. amo mitologia grega ! os livros da coleção do percy jackson e os olimpianos e da continuaçã : os heróis do olimpo , são mto bons fala sobre mitologia grega e romana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s